Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

O dia que encontrei um diamante

Esta história contém:

O dia que encontrei um diamante

Em 1939, quando a Lacta homenageou Leônidas da Silva, o melhor jogador da Copa do Mundo de 1938, dando a um de seus chocolates o nome "Diamante Negro", jamais imaginaria que ele seria um dos mais vendidos, quase um século depois.

Sobre Leônidas, não há muito que acrescentar, a história dele é rica e farta, basta consultar a internet ou o livro da sua biografia. Vale a pena conhecê-lo melhor.

Mas vou contar um "causo" particular; Quando eu era adolescente trabalhava numa farmácia e fui entregar encomenda num edifício no bairro do Paraíso em São Paulo, o porteiro anunciou e subi, entrei e enquanto aguardava o dono do apartamento, apreciava as várias fotos envelhecidas de times de futebol, espalhadas pela parede da sala.

O dono do apartamento chegou, um senhor de idade, andando bem devagar, voz branda, sorriso largo, agradeceu a encomenda e saí dali, feliz da vida, com a caixinha que ele havia me dado.

Quando desci pra ir embora, o porteiro me perguntou:

"E aí, falou com o homem borracha?"

"Quem?" (indaguei)

"Com o diamante negro?"

"Do que você está falando?" (retruquei)

"Você foi no apartamento do Leônidas da Silva!".

Não respondi. Fui embora não dando muita importância.

Alguns anos depois, Leônidas faleceu. E eu acabei conhecendo melhor sua história. E até hoje, tricolor que sou, me dá um enorme nó na garganta em pensar que estive diante de um mito, de um gênio do futebol e não peguei se quer um autógrafo, não dei um abraço, não agradeci por tudo que fez por meu time e pelo Brasil. Enfim, pior que tudo, não o reconheci.

(Até hoje, o Diamante Negro é o jogador com melhor média de gols pela Seleção Brasileira e o chocolate, um dos mais vendidos)

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Herdarão minha arte
Vídeo Texto

Siã Huni Kuin

Herdarão minha arte
A luta pela terra
Vídeo Texto

João Souza Diniz

A luta pela terra
Uma biblioteca no Jari
Vídeo Texto

Helomar de Assis Gama

Uma biblioteca no Jari
Histórias do início do Jari
Vídeo Texto

Benedito Augusto da Gama

Histórias do início do Jari
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.