Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 19 de agosto de 2007

O capoerista de Santo Amaro da Purificação

Esta história contém:

O capoerista de Santo Amaro da Purificação

Vídeo

Meu nome é Manuel Bispo dos Santos. Nasci no dia 25 de dezembro de 1937. Meu pai trabalhava na roça, era muito inteligente, tinha uma serraria, botava aqueles troncos em cima e tirava as ripas, barrote na mão, no serrote. Ele foi um homem muito bem valorizado por Getúlio Vargas, na época em que eu nasci, em 35, houve uma lei, onde o meu pai foi considerado o primeiro homem de Santo Amaro! Eu tenho que falar muito do meu pai, mesmo. Ele foi o único que pagou Santo Amaro por obrigação. Então Getúlio Vargas deu um título a ele para tirar dinheiro do Banco do Brasil e emprestar para quem ele quisesse. E ele, já foi um Griô e eu puxei a ele.

Emprestava dinheiro. Tirava do banco, emprestava sem cobrar juros, não cobrava nada. Ele era avalista, ele pegava o dinheiro e dava para você trabalhar, e a roça era de meia, então, se você não pagasse com a sua meia, ele pagava com a meia que ele recebia sua, e então ele cresceu comprando vaquinha, aí de uma foi para outras.

A minha mãe não deu muita sorte com o meu pai, porque o meu pai era muito bonito e arrumou uma negra e deixou a minha mãe. Eu sou filho caçula dela, mas além de mim o meu pai tem mais 14 com outra criatura. Minha mãe teve cinco! Eu sou o caçula. Meu pai teve mais de 20 e tantos filhos!

Quando criança, eu estudava, eu era mais velho que os meus outros irmãos, porque eu era o caçula, mas não da segunda esposa dele. E eles iam para o colégio comigo porque o colégio era muito distante, assim mais ou menos de 18 a 20 quilômetros que a gente andava para ir para o colégio, uma dificuldade, de manhã. Nós conseguimos estudar, porque nem todos os meninos tinham a oportunidade, e tinha que ir montado a cavalo, não é? Tinha o seu cavalinho para montar, ia montado, botava o meu irmão, a minha irmã ia com outro e a gente ia os quatro estudar juntos e era uma benção, a professora.

Eu fui chamado para fazer esse poema e um dia a escola, acho que foi 2 de julho a festa, se não me...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.