Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

O caminho de Dulce

Esta história contém:

Vídeo

Sobre ela: Dulcinea Antônia da Silva é professora do ensino fundamental da rede pública municipal de São Paulo. Nascida no Pernambuco, na cidade de Cavaleiro, em 10 de dezembro de 1958, tem uma trajetória de vida muito interessante e de luta até se tornar professora. Dulce, após o falecimento de seu pai, vem, junto com o irmão, morar em São Paulo, cidade que até então não conhecia nada e que ficou marcada pela primeira impressão do frio e da garoa. Aqui trabalhou como empregada doméstica, primeiro em um lar quem segundo ela, era muito difícil, por conta dos maus tratos e negação de direitos trabalhistas por parte de sua então patroa e, depois em um outro lar, em que a convivência era melhor e seus direitos cumpridos, onde conseguiu, inclusive, conciliar os estudos com o apoio dos patrões. Se formou em 1997 no magistério, teve diferentes tipos de atuação como educadora e em duas regiões diferentes da cidade. É professora até hoje. Dulcinea Antônia da Silva, mais conhecida como Dulce, é uma professora muito querida por todos na escola em que também trabalho, EMEF Infante Dom Henrique (futura EMEF Escritoria Carolina Maria de Jesus). Ela tem um jeito sereno, uma risada gostosa e também uma trajetória de vida muito interessante e conhecida por vários professores da escola. No mês de março, foi proposta uma formação do Museu da Pessoa ao grupo docente, em que o objetivo seria escolhermos alguns professores, alunos e funcionários para contarem suas histórias em vídeo, mas durante todo o processo foi possível conhecer um pouco de cada pessoa por meio de pequenas histórias trocadas. Eu sempre ouvia falar que a Dulce tinha uma grande história, pois já haviam comentado sobre isso mais de uma vez comigo, sentia até que eu era a única que não conhecia e, portanto, votei para que ela fosse a escolhida para nos contar, e no dia, me candidatei para ser uma das entrevistadoras, já que ela foi, de fato, uma das...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.