Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Pedro Jeday
Por: Luis Fogaça, 12 de setembro de 2024

O Bumerangue num Balão e a volta ao mundo

Esta história contém:

O Bumerangue num Balão e a volta ao mundo

O bumerangue do balão

Um episódio que eu custei pra admitir e contar foi esse. Um belo dia, sem nada para fazer, eu e o balão dentro de um hangar no aeroclube de Bagé… Comecei a mexer nas coisas, nas mochilas movido por uma natural curiosidade. Afinal, estava de guardião do balão e tudo o que se relacionava ao milionário aventureiro Steve Fosset.

Um uma grande mesa, o piloto havia espalhado uma série de itens para fazer um inventário de tudo o que trouxera, do que havia se extraviado na queda, do que tinha sido roubado. Foi quando achei um belo bumerangue australiano com uma placa de metal homenageando Steve Fosset pela sua passagem por aquela região. Linda peça, grande, curvada e simétrica, foi uma aula para mim, sempre curioso sobre aerodinâmica e construtor amador de bumerangues. Como não tocar, sentir, experimentar aquela rara peça exótica? Uma parte da história da humanidade, uma arma primitiva. Será que funciona? Que vontade desesperada de testar. Não resisti. Peguei a peça e me dirigi ao campo de taxiar, um gramado lindo quase sem obstáculos, Tudo era grama! Ou quase…

Lancei com toda a força e com a técnica que eu conhecia. O objeto foi subindo caprichosamente, Fluft, fluft, fluft….. até perder a força e começar o seu retorno primeiro devagar, depois aumentando a velocidade e vindo em minha direção. Parecia um antepassado do Drone, pensava eu, enquanto observava encantado aquelas evoluções. Na queda, porém, algo inesperado aconteceu. Não veio diretamente às minhas mãos como eu esperava e caiu num local indesejado. Uma pedra. Sim, uma enorme pedra que ficava perto da porta do hangar foi a receptora daquele objeto veloz, de madeira australiana, frágil, lindo e que me encheu de terror. O que houve? Será que estragou? À medida que eu me aproximava correndo, comecei a ver detalhes da arteirice que eu cometera. Pedaços de bumerangue. Um, dois, três! As “asas” e o cotovelo, separados pela minha tola curiosidade. O...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um mascate da era digital
Vídeo Texto
Vídeo Texto

Davi de Souza

"O riso é anestésico"
Vídeo Texto
Vídeo Texto

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.