Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Licínio Velasco Jr.
Por: Museu da Pessoa, 11 de abril de 2002

O BNDES e as privatizações

Esta história contém:

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto BNDES – 50 anos

Depoimento de Licínio Velasco Júnior

Entrevistado por Sofia Costa Pinto

Rio de Janeiro, 11/04/2002

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista nº BND_CB020

Transcrição: Jurema de Carvalho

Revisão: Genivaldo Cavalcanti Filho

P/1 – Eu vou pedir para o senhor dizer seu nome completo, local e data de nascimento.

R – Meu nome é Licínio Velasco Júnior. Nasci no Rio de Janeiro, moro no Jardim Botânico. Nasci em 28 de março de 1951.

P/1 – Eu queria saber quando e como se deu seu ingresso no BNDES.

R – Eu entrei no BNDES em 1975. Tinha feito o curso de Engenharia na PUC do Rio de Janeiro, que [se] encerrou em 73. De 73 a 75 eu fiz pós-graduação em Administração na COPPEAD [Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Entrei no banco através da subsidiária Ibrasa [Investimentos Brasileiros S.A.], que existia na época. Depois a Ibrasa, a Embramec [Mecânica Brasileira S.A] e a Fibase [Insumos Básicos S.A.], que eram as três subsidiárias, se tornaram a BNDESPAR [BNDES Participações S.A.] atual. Fui contratado em função do meu mestrado na COPPEAD.

P/1 – Você entrou para fazer exatamente que trabalho no banco?

R – Especificamente fui contratado quando entrei como analista de empresas, para que a Embrasa analisasse a possibilidade de investimento nessas empresas, de participação acionária.

P/1 – No início, quais os projetos que você se lembra de ter participado?

R – Eu participei… No início teve muita concentração no setor têxtil. As empresas, de modo geral, de Santa Catarina - a Hering, Artex, Tuller, Schulesser, muita concentração no setor têxtil no início.

P/1 – Atualmente, nos últimos anos, quais foram os principais projetos?

R – Nos últimos anos eu tive uma concentração muito forte, desde 85, na parte de privatizações - as primeiras privatizações. Eu peguei desde o início, desde as primeiras privatizações do...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Na trilha acadêmica
Vídeo Texto

Hidembergue Ordozgoith da Frota

Na trilha acadêmica
A participação da periferia na construção do amanhã
Vídeo Texto
Pulando precipícios
Vídeo Texto

Monica Maria Ferreira da Costa

Pulando precipícios
Cartas para ajudar as pessoas
Vídeo Texto

Maurício Santoro Rocha

Cartas para ajudar as pessoas
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.