Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Sonhadora 797
Por: Inventário de Sonhos, 22 de maio de 2020

No fundo do caixão só um esqueleto usando um vestido desbotoado

Esta história contém:

No fundo do caixão só um esqueleto usando um vestido desbotoado

Contexto rápido: sou conservadora de acervos e trabalhei no Museu da Cidade de São Paulo (Solar da Marquesa de Santos) entre 2010 e 2018. Vamos ao sonho: eu trazia uma caixa de madeira com o corpo mumificado da Domitila para a minha casa e deixava do lado de fora. Trouxe a múmia para minha tia costureira tirar medidas e fazer um vestido novo para ela. Infelizmente foi um sonho multissetorial eno cheiro era horrível. Depois de vestir o cadáver eu resolvi preencher o caixão com solução de água e cândida, afinal são tempos de pandemia e tudo precisa ser devidamente higienizado. Ao fechar o caixão eu percebia a bobagem que fiz e fiquei desesperada comnmedo de ter danificado o acervo. Minha mãe aspirava a água putrida com um aspirador de pó, no fundo do caixão só um esqueleto usando um vestido desbotado. Fiquei desesperada pensando comoneu ia me safar e, pior, contar para meu antigo supervisor de acervos. Acordei assustada.

Que associações você faz entre seu sonho e o momento de pandemia?

Eu acho que misturei o medo da morte, com o excesso de preocupação com a higienização e a falta incrível que sinto do meu trabalho presencial com acervos.

Palavras-chave: múmia, corpo, domitila, cádaver, esqueleto

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: No fundo do caixão só um esqueleto usando um vestido desbotoado
Data: 22 de maio de 2020
Personagem: Sonhadora 797
Autor: Inventário de Sonhos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.