Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Nildete de Souza Silva

Esta história contém:

Nildete de Souza Silva

Identificação Meu nome é Nildete Silva, nasci no dia oito de julho de 1972, em Riacho de Santana, na Bahia. Família Meus pais são Anésio Pereira da Silva e Maria Áurea de Souza Silva. Meu pai trabalhava na roça, quando a gente era criança. A gente nasceu na roça, no nordeste lá da Bahia, e a minha mãe ajudava na roça. Eu também trabalhei na roça, ajudei meus pais. Infância e Adolescência Morei na roça, em Riacho de Santana, até os 16 anos. Quem é lá do nordeste vai entender o que é ralear algodão. O que é ralear algodão? É que no plantio de algodão, quando planta, não tem como separar as sementes; eles nascem juntos, e não crescem se não tirar aqueles que ficam a mais. Tem que deixar três, quatro pezinhos de algodão. Então tem que tirar, e isso era feito na mão – não sei se hoje já tem um outro jeito, mas era feito na mão. Meus pais que ensinaram a gente a fazer esse trabalho. E ia todo mundo, nós somos sete filhos. Então íamos eu, minhas irmãs e meu irmão, e a gente fazia isso juntos. A gente tinha uma vida muito difícil, porque não tinha meios de sustento. Então, desde criança, a gente trabalhava na roça. Na época das férias escolares a gente já trabalhava, fazia alguma coisa para poder comprar uniforme escolar. A gente ganhava muito pouquinho, era coisa de um real por dia, no valor de hoje. Eu estudava no período da tarde, e de manhã eu trabalhava junto com meus pais. Depois de uma certa idade eu passei a trabalhar para fazendeiros, pessoas que tinham grande plantio e que poderiam pagar para a gente. Meu pai ia para a cidade sempre aos sábados, fazer feira. Era pouca coisa que comprava, que não tinha condição de comprar muita coisa, mas era o básico. E quando a gente precisava comprar alguma coisa – por exemplo, o uniforme, um tecido para minha mãe fazer uma roupa para a gente ir para a escola – a minha mãe ia com a gente, e era bem longe. Como a gente não tinha...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Nildete de Souza Silva
Local de produção: São Paulo - Sp
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

“Já comecei trabalhando com festa”
Vídeo Texto
Querer, ter vontade e acreditar
Vídeo Texto
Mais próximo do consumidor
Vídeo Texto

Roberto Anuel Ventura

Mais próximo do consumidor
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.