Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Nerilda Aparecida dos Santos

Esta história contém:

Nasceu em Guariba, em 19/10/1959. Seu pai era de Taquaritinga (SP) e trabalhava como motorista de caminhões e sua mãe nasceu em Guariba (SP) e era cortadora de cana. Quando seu pai pegava frete para outras cidades, chegava a ficar um mês fora. Morou em São Paulo, Jaboticabal e Bebedouro. Com 19 anos, depois do divórcio de seus pais, voltou para Guariba acompanhada de sua mãe e passou a morar com sua avó. Depois de um tempo, alugou um imóvel com sua mãe. Parou os estudos aos 9 anos, pois preferia trabalhar, além de ser necessário para ajudar nas contas da casa. Dos 9 aos 15 anos trabalhou como doméstica e a partir daí começou a trabalhar no barracão da Cutrale, embalando laranja. Teve um filho quando ainda era solteira e os outros três filhos - Edneia dos Santos Silva, Eduardo dos Santos Silva e Carlos Alexandre dos Santos Silva - com seu esposo. Em Guariba foi cortadora de cana, mas não chegou a participar da greve de 1984, pois estava com sua filha pequena e não havia voltado para o corte da cana ainda.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A arte da arte correio
Vídeo Texto

Paulo Roberto Barbosa Bruscky

A arte da arte correio
Coração militante
Vídeo Texto

Mário Soares Lima

Coração militante
Ói o trem
Texto

Marcos Antonio Gomes Calado

Ói o trem
O papel do BNDES no desenvolvimento do Nordeste
Vídeo Texto

Maria das Graças Amaral Passos

O papel do BNDES no desenvolvimento do Nordeste

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.