Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Nelson Triunfo (Nelson Gonçalves Campos Filho)

Esta história contém:

P/1 – Eu queria começar pedindo pra que você falasse o seu nome completo, o local e a data de nascimento. R – Meu nome completo é Nelson Gonçalves Campos Filho, eu nasci na cidade de Triunfo, Pernambuco, que fica em cima das montanhas de Triunfo, já na divisa com a Paraíba. Artisticamente o pessoal me conhece como Nelsão ou Nelson Triunfo, ou Miávaro, não sei o porquê mas também sou conhecido assim. P/1 – E você viveu durante muito tempo em Triunfo? R – Na verdade, aconteceu um fato engraçado na minha vida. Eu nasci em 1954. Quando eu tinha seis anos de idade o meu pai cismou naquela época de viajar pro Rio de Janeiro, ele tinha alguns irmãos lá e nós fomos pra lá. Minha mãe não se deu naquele clima, talvez até aquela nordestina saudosa que era muito amarrada às suas raízes. E ela fez chantagem com o meu pai, “Se você não voltar pra lá, eu vou te deixar aí e vou levar meus moleques de volta de carona”. Meu pai voltou e nós continuamos nossa vida em Triunfo estudando. Meu pai tinha um pequeno comércio na cidade, mas tinha um sítio a três quilômetros da cidade, e desde moleque eu tomava conta desse sítio. Tinha aquelas mangas doces, tinha várias coisas gostosas, mas também tinha vacas pra gente cuidar, enxada pra gente plantar, tinha algumas coisas que eram pesadas. E eu com sete ou oito anos já pegava legal em uma enxada, cara. E meu pai também era muito inteligente, apesar dele ser um senhor agricultor e comerciante na cidade, o que a gente ganhava era suficiente para manter a família, nada que pudesse comprar um carro, uma coisinha a mais, era aquela coisa normal. Às vezes, vendia uma vaca pra comprar um móvel, um negócio assim, ali ia tocando. Só que ele tinha algumas coisas interessantes que passou pra mim, uma coisa muito legal pra mim ele falou: “Meu filho, homem vale o que ele sabe. Então, se você não souber nada, dependendo do lugar, você não vale nada. Por isso...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Nelson Triunfo (Nelson Gonçalves Campos Filho)
Local de produção: Brasilia-df
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.