Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Ana Maria da Silva Lima, 13 de novembro de 2023

Na fugiu da senzala

Esta história contém:

Na fugiu da senzala

Na fugiu da senzala. Tudo começou quando eu tinha 5anos e aprendi a ler. De uma família de 14 filhos fui abençoada e ali começou a minha história. Fui professora aos 7 anos já ensinava as crianças do meu bairro escrevendo nas tábuas da cerca de casa e com carvão ao invés de giz. Negra, pobre, moradora de um bairro tipo periferia carregava o sonho de ser professora. Cresci, trabalhei em casa de família como babá enquanto minhas irmãs e irmãos trabalhavam na roça lavouras de batata, feijão, milho e outras atividades agrárias. Continuei trabalhando e estudando. Me formei no magistério, me casei, fiz faculdade com um pouco de sacrifício, tive 3 filhas. Fiz concurso público e trabalhei na Escola Estadual Cristiano Machado por 32 anos. Como comecei a trabalhar dando aulas aos 17 anos me aposentei com 50 anos. Sou líder comunitária, trabalhei como secretária de cultura, sou contadora de histórias, educadora alfabetizadora, dou aulas de redação particular. Cantora amadora na igreja católica e na vida, onde me chamar eu atuo. Na consciência negra faço palestras e sempre digo que foi através da educação que fugi da senzala e tenho uma vida digna. Hoje tenho 8 netos que já estão formando na faculdade e trabalhando. Assim é um pouco da minha história que logo será publicada em um livro que está na reta final para publicação em 2024.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Professor por vocação
Texto

Edésio del Santoro

Professor por vocação
Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.