Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Ricardo Menacker
Por: Ricardo Menacker, 29 de novembro de 2025

Na alegria e na tristeza. Na saúde e na doença.

Esta história contém:

Na alegria e na tristeza. Na saúde e na doença.

Naquela época horrível, a gente viu o Lauro partir. A gente viu o Cazuza partir. Eu era adolescente. Desde os 13, tenho 54, tenho atividades de cunho solidário e social. Trabalho com moradores em situação de rua desde pequeno, levado por mamãe, alma caridosa, cuidadosa e gentil, que também já partiu ... sei que a mão de mamãe me guiou os pés no caminho do coração. E eu abraçava, na época, um hospital público. Um dia fui doar sangue e da cadeira de doação ingressei no corpo de voluntários do hospital. Aprendi muito naquele hospital público ...

Houve um caso pertinente sobre HIV/AIDS. Eu costumava dizer que médicos davam diagnósticos, enfermeiros os devidos cuidados e pra mim sobrava a palavra, levar comida, ouvir, eventualmente dar banho no leito. Na ala masculina eu seguia ... e na hora da visita, um rapaz corado vinha ver todo dia um rapaz pálido. E o rapaz pálido e já muito magro era o único da ala que eu não dava banho no leito. Era o rapaz corado que ia cuidar dele todo dia. Todo dia. Todos os dias.

Um dia o rapaz pálido não abriu mais os olhos, e as lágrimas dos meus tiveram de dar a notícia pro rapaz corado ... que desabou em prantos ... durante dois meses, todo dia, todos os dias o rapaz corado chegava pontualmente no horário de visitas. Era o primeiro a chegar. O último a partir. Quando o rapaz pálido partiu ... de repente uma família apareceu e alijou o rapaz corado. Nos meus braços choramos juntos ... e nem no velório do companheiro a família permitiu a presença dele. E é por amor que até hoje luto.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.