Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Anônimo
Por: José Roberto Cavalcante Alves, 18 de maio de 2026

Mudança inesperada de planos. Que bom

Esta história contém:

Mudança inesperada de planos. Que bom

Lembro-me como se fosse hoje, estava caminhando numa avenida conhecida da zona leste da cidade. Minha mente fazendo os planos para o dia, traçando o roteiro e me preparando para a rotina de trabalho e voltar para casa.

Entre um pensamento e outro, recebi um telefonema: “Você vai ser pai”.

Naquela época, em que os smartphones, creio eu, estavam em vias de se popularizar, a ficha demorou a cair. Tal qual os telefones analógicos, o processamento daquela notícia demorou alguns minutos.

O resultado foi inesperado, ao menos naquele momento. As lojas de artigos esportivos, futebol, já não eram mais tão importantes assim ou o que havia mudado era o tamanho da chuteira que iria comprar. O tamanho das meias, do calção, da camisa do meu time predileto. Enfim, uniforme completo, com outro manequim.

As lojas de bebês, passaram a ser a referência e ali estavam os novos objetos do meu desejo. Seguindo os padrões sociais, estabelecidos sei lá por quem, pensei no azul.

Um ultrassom após o outro e via o crescimento do maior sonho da minha vida. A sensação indescritível ao ver o pequeno coração batendo muito aceleradamente, como se ansioso por vir ao mundo exterior. Na verdade era o meu.

Nove longos meses e chegou o dia. A espera interminável na sala do hospital, olhando o telão anunciar a sua chegada, como um gol.

Outra vez seguindo os padrões sociais, estabelecidos por sei lá quem, vi que o azul, na verdade era rosa.

Uma menina.

Processando, de novo, como um telefone analógico, pensei em como levá-la ao futebol. Quanta tolice.

Vários momentos desde o seu nascimento, as paradas matinais na padaria, onde os funcionários já conheciam o seu humor, o abraço ao deixá-la na escolinha e ir para o trabalho e a saída do trabalho para buscá-la na escolinha, levá-la para casa, pular e rolar na cama.

Foram várias as tentativas de levá-la ao estádio. Na única, que talvez tenha aceitado por ainda ser muito pequena e ser...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
Um menino chamado Innocente
Texto

Celso Aparecido Innocente

Um menino chamado Innocente
Uma vida voltada para a música
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.