Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Anônimo
Por: Cátia Lopes Ribeiro , 3 de março de 2025

Minhas memórias de meu pai

Esta história contém:

Minhas memórias de meu pai

Minhas memórias de meu Pai

Muita Paz à todos.

Hoje pretendo publicar um texto em homenagem ao meu pai e o título dele é:

Minhas memórias de meu Pai

PREFÁCIO

Como é duro escrever algo... Confesso que nem sei como começar. A dificuldade já começa no título, poderíamos escrever um livro inteiro de tentativas.

Digamos de passagem que este título me é muito significativo, talvez não ao leitor amigo que ainda não conhece a história de papai e aqueles que não sabem da minha identificação com a personagem Emília e seu criador – Monteiro Lobato. Talvez parafraseando a obra de Luciana Sandroni Minhas memórias de Lobato pensei no título de Minhas memórias de meu pai.

Bem, só mais uma observação: me prontifiquei a fazer isso porque sempre pensei em escrever algo sobre a vida atribulada e heróica do meu pai, também porque disseram que sou capaz de escrever algo útil e estou tentando acreditar nisto e registrar acontecimentos que passarão da memória de algumas pessoas como fatos que ficarão na história juntamente com tantos outros que são semelhantes em alguns pontos e divergem totalmente em outros, pois a vivência de cada um é única. Segundo Bergson espero trazer a memória pura trazendo à luz as experiências do passado.

História desta memória

Meu pai, a pedido de um amigo, já havia iniciado a escrita de suas memórias.

A importância desta é muito grande pois retrata uma fase da História do nosso país e a luta de muitos brasileiros como meu pai, que fez parte da mesma, e, com sangue e suor, unindo forças, conseguiram mudar o rumo da nossa História.

Oxalá eu consiga estruturar os dados coletados e escrever de maneira tal que não fique enfadonha esta leitura, que desperte a curiosidade do leitor e o leve a buscar novos fatos da História a partir daqui. Entretanto o...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Um sonho individualista que virou coletivo
Vídeo Texto
O taxista faixa preta
Vídeo Texto

Manoel Bezerra de Vasconcelos

O taxista faixa preta
Uma vida de militância
Texto

José Maria de Almeida

Uma vida de militância
Ando com Nhanderú do céu
Vídeo Texto

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.