Eu me chamo Tayane Silva Vieira tenho 25 anos, nasci no dia 15 de maio de 1997 na cidade de Paulo Afonso Bahia, morei até os 20 anos na aldeia Pankararé no município de Glória Bahia, a vida na aldeia era muito bom, pois sempre gostei de participar das festividades da aldeia, dançando o toré, prestigiando os eventos dos nossos parentes. A aldeia tem 49 mil hectares de terra uma parte Brejo do Burgo outra parte Raso da Catarina. Estudei minha infância na Escola Estadual Indígena Ângelo pereira Xavier, onde aprendíamos muito sobre a nossa cultura, nossa identidade e sobre a história do nosso povo e da nossa escola. A escola da aldeia é muito importante para o novo povo Pankararé, pois foi construída pela nossa comunidade Indígena da época, sendo que no tempo as crianças da aldeia elas não tinham onde estuda, a única que escola que tinha era dos não índio, e os indígenas não podia estudar, foi um tempo de muitas lutas , pelo território e pela educação e saúde do nosso povo Pankararé.
Estudei o fundamental II e o ensino médio em colégios do município, pois até pouco tempo à escola não tinha professores Indígenas para os jovens e adultos.
Atualmente moro no Projeto Pedra Branca município de Curaça Bahia, diante as dificuldade de emprego, principalmente na aldeia que o povo vive em grande maioria da agricultura, vim trabalhar aqui no projeto e acabei me casando construindo minha casa, e até hoje resido aqui.
Entretanto apesar de distante sempre busco participar de alguns eventos da aldeia. Atualmente estou fazendo graduação no curso de Licenciatura Intercultural em Educação Escolar indígena, pela UNEB está sendo muito gratificante, conhecer mais sobre a história do nosso povo e também dos nossos parentes, espero ao terminar o curso contribuir para minha comunidade e para os demais, através dos conhecimentos adquiridos durante o curso.