Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Edna Cristina
Por: Edna Cristina, 25 de abril de 2025

Minha primeira infância.

Esta história contém:

Passagens da minha primeira infância. Eu talvez com 5 ou 6 anos de idade, morando no município de Juquia no Vale do Ribeira, lembro que morávamos em um porão, onde em cima era o posto telefônico de Juquia, morávamos de aluguel, a casa era do sr Fonseca, lembro da dona Santa e seu esposo SrMario que consertava rádios, eu na curiosidade da idade, certo dia perguntei para o sr Mário como saia o som da voz de pessoas pelo rádio, ele de um jeito simples me falou que era através de ondas sonoras, este casal não tinham filhos, Dona Santa gostava muito de mim e eu dela, meu pai era padeiro na padaria do sr neto, acredito que na época era a única que existia em Juquia, éramos muito felizes nas noites de calor nós íamos passear na pracinha da cidade, bem próximo de onde morávamos, eu amava a fonte de água colorida que tinha na pracinha, brinquei muito lá. Como era muito criança eu não entendia o porque tínhamos que mudar de cidade, meu pai foi mandado embora do serviço, mudamos para Registro primeiro em um sítio nesta altura já tinha 7 anos, estava no primeiro ano, lembro que andávamos muito em uma estrada de barro para chegar na escolinha rural, moramos pouco tempo lá, depois viemos morar na vila nova, na casa da vó Chiquinha, lembro alguns episódios, como a primeira vez que vi uma cobra cipó, minha mãe falou que era perigosa pois a cobra batia nas pessoas com o rabo, lembro de toda manhã ouvir alguém socando arroz no pilão para fazer cuzcuz de arroz, e alguns outros episódios ruins que prefiro não relatar, meu pai trabalhou em vários lugares aqui em Registro onde moro atualmente, o primeiro prédio que foi construído meu pai trabalhou na construção, minha mãe também começou a trabalhar no hotel Régis, quando minha mãe ficou grávida do meu saudoso irmão Edmilson voltamos para Juquia, fomos morar em um sítio no posso grande onde minha vó morava, ficamos pouco tempo lá, meu pai voltou a trabalhar na...

Continuar leitura
Palavras-chave: família

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.