Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

MINHA "MARIA".

Esta história contém:

Jaqueline Soares da Silva, nascida em 20 de agosto de 1976, no município de Sena Madureira, a quarta filha de nove filhos da dona Maria de Nazaré Soares de Lima e do seu Hilário Gomes da Silva, descobriu seu próprio caminho ainda jovem. Saída das vendas nas feiras locais nas quais ia comercializar cebola para ajudar a família, começaria pouco depois dali seu próprio caminho. Já naquela época, ela se sentia sufocada com a vida no pacato município de Sena Madureira, sem grandes acontecimentos, com uma família pouco instruída e com filhos demais para dar conta, por mais unida que a família fosse aos 13 anos de idade com a juventude pela frente e expectativas nas alturas ela se vê fugindo de casa e pegando a estrada, onde, com a ajuda de carona, ela chega à capital Rio Branco.

Sonhadora e nova demais, a garota que almejava se tornar talvez uma possível engenheira continuaria a trabalhar com a mesma garra de antes, mas agora com um objetivo de ser independente. Com a fuga de casa e sem conhecer ninguém além de um tio, ela se vê hospedada na casa de seu Márcio, irmão próximo de sua mãe. O trabalho foi sua verdadeira motivação para continuar, sem medo, sem correntes e com o que seria um mundo de possibilidades. Entretanto, ela se depara com uma realidade mais humilde e, para ter seu sustento, ela vira babá na casa de uma senhora chamada Ana Suya, trabalho esse no qual permaneceu por cerca de um ano até que dona Ana se mudou para outro estado, e foi então, a partir daí que Jaqueline Soares da Silva se viu trabalhando sem carteira assinada em casas de família.

Quando mais velha, aos vinte e um anos, deu à luz a primeira filha - Emilly Soares dos Santos- nome dado em homenagem a uma menina órfã de um filme de época que havia visto quando moça e do qual gostou muito.

Emilly foi o fruto de uma relacionamento que não perdurou muito tempo. com uma menina e sem qualquer outro provedor que não ela mesma, a agora mãe solteira,...

Continuar leitura
Palavras-chave: mariaquenosinspiram

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.