Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Maria Goretti Cruz
Por: Maria Goretti Cruz, 30 de setembro de 2023

Minha mãe, meu amor!

Esta história contém:

Minha mãe, meu amor!

O rompimento que mais me impactou foi a morte da minha mãe. Depois que ela se foi, me vejo uma pessoa muito mais preocupada com minhas atitudes enquanto uma mulher que quer envelhecer com saúde e qualidade de vida. Tbem sinto necessidade de cuidar mais das pessoas que amo. Comecei uma pós graduação em gerontologia e procuro aprender mais sobre a nossa finitude.

O nome da pessoa que quero deixar aqui é Nilza, minha mãe. Difícil mensurar o impacto que ela teve em toda minha vida. Minha mãe era cega e desde menina me ocupei de cuidar para que ela nunca fizesse nada sozinha. Aprendi com ela a ser uma mulher forte e corajosa e a nunca desistir ou reclamar da vida. Qdo ela veio morar comigo há 13 anos atrás, já tinha começado com o Mal de Parkinson e, de novo cuidei dela e das suas necessidades com todo o amor que aprendi com ela. Acompanhei a Dra Ana Cláudia Q Arantes, suas palestras e cursos. Isso me deu tranquilidade para oferecer a minha mãezinha o conforto, o carinho e a qualidade de vida até seu último suspiro que aconteceu aqui em casa comigo num clima e serenidade e paz. Viver a finitude da minha mãe tão pertinho dela impactou e impacta todos os meus dias pois, não tem um só minuto do dia que não me lembro dos seus olhos se despedindo de mim. Agora, acompanhar o inFinito me ajuda muito e sou muito feliz por tudo isso. Obrigada!

Palavras-chave: rompimento, vida, morte, , luto
Fechar

Maria G D C Cruz

Dados da imagem Costumávamos cantar músicas antigas antes de dormir.

Período:
Década 2015

Local:
Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte

Imagem de:

História:
Minha mãe, meu amor!

Costumávamos cantar músicas antigas antes de dormir.

Maria G D C Cruz

Dados da imagem Sofri muito com a dor da perda porém, sabia neste dia que ela estaria em paz e sem dores.

Período:
14/01/2023

Local:
Brasil / Minas Gerais / Belo Horizonte

Imagem de:

História:
Minha mãe, meu amor!

Palavras-chave:
sofri

Sofri muito com a dor da perda porém, sabia neste dia que ela estaria em paz e sem dores.

Encontro com o frei.

Dados da imagem A Espiritualidade sempre foiuito importante pra mamãe. Ela me pediu, no seu aniversário, um encontro com o pároco da nossa comunidade.

Período:
03/07/2015

Local:
Brasil

Imagem de:

História:
Minha mãe, meu amor!

Palavras-chave:
espiritualidade

A Espiritualidade sempre foiuito importante pra mamãe. Ela me pediu, no seu aniversário, um encontro com o pároco da nossa comunidade.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.