Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Minha irmã Jane, a Fênix

Esta história contém:

O nome da pessoa que vou contar um pouco da história é Jane Cristina Fernandes, ela nasceu em José Raydan, pequenina cidade do interior de Minas Gerais. Hoje ela tem 35 anos, mora em Ibirité, Minas Gerais, é formada em Serviço Social pela PUCMG, mas devido uma doença progressiva que ela tem, não pode trabalhar. Nossa história de vida está toda entrelaçada. Passamos muitas dificuldades, mas somos todos guerreiros e sempre nos sobressaímos às dificuldades. Nossa mãe, já falecida, veio do interior de Minas, de nossa cidade natal e, com muita dificuldade e honestidade, nos criou. Somos 04 filhos e fomos criados sem nossos pais, tendo em vista sermos cada um de nós de um pai. Aos 14 anos de idade, descobrimos que esta minha irmã Jane era portadora de uma síndrome muito rara. Ela é portadora de uma doença chamada Distrofia Muscular de Duchen. Tem até um lindo filme, chamado "Óleo de Lorenzo", em que o personagem principal, no caso uma criança, sofre da mesma síndrome que minha irmã e que já vitimou meu sobrinho, filho de uma outra irmã, com apensas 16 anos de idade. Esta é a expectativa de vida das pessoas que são acometidas por esta doença impiedosa. Minha irmã, a Fênix, está superando todas as expectativas. Mas vamos lá, continuando a epopéia desta minha irmmã guerreira, lutadora e que não desiste nunca. Quando descobriu-se a sua doença, ela passou por um processo meio de revolta, de querer aproveitar toda a vida que lhe restava, sendo esta muito pouca. Ela sempre foi muito consciente da sua doença, sempre muito bem informada e sabia que o futuro que a esperava não era dos melhores. Então, namorou muito, beijou muito, viajou muito, de tudo ela fez e em grande intensidade. Viveu como se aqueles fossem os seus últimos dias de vida. Estudou, fez o ensino médio e já, sem quase poder andar, pois a doença atingia cada vez mais a musculatura responsável por nos fazer andar e também a sua coluna, que cada vez estava...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Decidi dar um voto de crédito para a humanidade
Vídeo Texto
Quem manda aqui sou eu!
Vídeo Texto

Antonia Bezerra de Oliveira

Quem manda aqui sou eu!
Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.