Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Tenho lembranças da minha infância, algumas delas ficaram marcadas em minha vida.

Recordo-me que quando criança gostava muito de brincar de casinha com minhas primas. Morávamos em Minas Gerais, em uma cidade pequena e de poucos habitantes.

De manhã, eu ia para a escola com as minhas primas. Quando chegávamos em casa, nós almoçávamos e, em seguida, íamos brincar de casinha. Tínhamos panelinhas, pratinhos e fazíamos comidinha com terra. Depois, aprendemos a fazer comidinha de verdade, era maravilhoso

Lembro-me também que no mês de outubro era tempo de jabuticaba. E enquanto tivesse jabuticaba no pé, eu estava lá com minhas primas. Ficávamos a tarde inteira saboreando a jabuticaba.

Também brincávamos de escorregar com papelão na terra molhada depois da chuva, era emocionante

Mas assim que terminou a 1ª série, vim morar em São Paulo. No começo, fiquei muito triste, mas depois me acostumei. Aqui em São Paulo fiz novas amizades e comecei a freqüentar uma outra escola. Seria onde eu conviveria com outras pessoas. Notei uma grande diferença nas brincadeiras daqui com as brincadeiras lá de Minas Gerais. As de Minas parecem ser mais naturais e as de São Paulo eram como se fossem criadas. Mas, mesmo assim, comecei a me adaptar. Aprendi a pular elástico e era muito gostoso. Queria pular o dia inteiro. Em seguida, fui colecionar papel de carta - que inclusive tenho até hoje.

Tudo isso aconteceu quando eu tinha entre 7 e 10 anos de idade. Confesso que hoje, com 23 anos e uma filha de 4 anos, sinto muita saudade da minha infância.

(Texto enviado em 22 de novembro de 2005)

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Wilson Fernandes
Texto

Wilson Fernandes

Wilson Fernandes
Lilian, a educadora infantil
Vídeo Texto

Lilian Maria da Conceição

Lilian, a educadora infantil
Um mundo para chamar de meu
Vídeo Texto
Nascimento e renascimento
Texto

Vania Daura de Morais Rosa

Nascimento e renascimento
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.