Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Meu nome é Diva Neide Bortoli, nasci no dia 13 de março de 1951 na zona rural da cidade de Presidente Bernardes, oeste de São Paulo. Meu nome foi escolhido por uma tia, a tia Luiza, irmã do meu pai. Eu nasci em uma quinta-feira pelas mãos de uma parteira, na casa de minha avó. Minha história teve como cenário o sítio do meu avô em Presidente Bernardes, Estado de São Paulo, onde nasci e cresci juntamente com meus primos, tios e avós.

Nos idos de 1955, estava eu com quatro anos de idade e, apesar de sermos pobres, meu pai todo Natal ia para a cidade e comprava uma boneca para mim, para minha irmã e para minhas primas.

Mas as brincadeiras que, juntamente com meus primos, brincava mesmo, era de pique, esconde-esconde, escolinha – onde sempre eu queria ser a professora –, e também tinha a brincadeira de mocinho e bandido, em que sempre o bem vencia o mal. Também brincávamos de queimada e balança-caixão.

Os brinquedos, na maioria das vezes, eram feitos na hora da brincadeira. Por exemplo, brincávamos de roça de melancia, e os ladrões vinham roubar as melancias, então o dono da lavoura colocava cães de guarda para pegar os larápios. E quando os "guardas" conseguiam pegar os ladrões, eles eram conduzidos à cadeia.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Mil e uma histórias de persistência
Vídeo Texto

Samira Abu El Haje Furlan

Mil e uma histórias de persistência
Um menino chamado Innocente
Texto

Celso Aparecido Innocente

Um menino chamado Innocente
Nascimento e renascimento
Texto

Vania Daura de Morais Rosa

Nascimento e renascimento
O Rei das Batidas
Vídeo Texto

Osmar Afrísio dos Santos

O Rei das Batidas
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.