Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

MINHA HISTÓRIA, MINHA VIDA: UM TRAÇO DE MIM

Esta história contém:

Acredito que contar história é uma das atividades humanas mais fantásticas, pois passamos para o outro uma interpretação que vai gerar outras tantas. Agora, contar a própria história é um é uma atividade elementar que todos os seres humanos precisam exercer. Falar de nós mesmo tem lá seus momentos de dor, porém nada supera as descobertas que fazemos com o ato de narrar-se para o outro. Eu sou Renata da Silva Massena, hoje tenho 36 anos e vou contar um pouco de mim. Sou nascida no mês de abril na cidade de Salvador, tenho três irmãos e sou filha de José Raimundo Massena um vigilante aposentado e Dádiva Silva uma costureira, também, aposentado. Meus pais são oriundos da zona rural da Bahia. Muitas vezes questionei as dificuldades que vivemos, mas atualmente percebo que todas as coisas em nossa vida só acontece quando permitimos, sejam elas coisas boas ou ruins. Percebo no ato de narrar a possibilidade de me encontrar e poder mudar o rumo da minha história quando eu achar que é necessário. Hoje sou estudante de mestrado na Universidade do Estado da Bahia e faço pesquisa sobre história de vida colaborando com a formação de professores e sou muito feliz com as escolhas atuais e se, em algum momento eu decidir por outro caminho irei escrever uma nova e velha história.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
O som dos apitos dos trens
Vídeo Texto

Joslaine dos Santos Alves

O som dos apitos dos trens
Vídeo Texto
Quem manda aqui sou eu!
Vídeo Texto

Antonia Bezerra de Oliveira

Quem manda aqui sou eu!
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.