Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Nasci em Curitiba, estado do Paraná em 1933. Meu pai Adherbal Stresser foi jornalista e deputado estadual dissolvido pelo estado novo do sr. Getúlio. Trabalhou com Assis Chateaubriand e juntos fundaram os Diários e Emissoras Associados do Paraná, em 1955, quando saiu o Diário do Paraná, jornal que deixou de existir logo após a morte do meu pai, em 1973. Minha mãe, Mercedes Sanson Stresser cuidava muito bem de mim, pois eu era seu único filho, coisa rara nos anos 30. Ela faleceu em 1960 e deixou grande acervo de serviços prestados às coletividades carentes, tanto que, até hoje funciona em Curitiba uma escola para crianças excepcionais que leva o seu nome.

Pratiquei jornalismo com meu pai durante vários anos. Em 1955, fundamos a Rádio Colombo e em 1957, a Rádio Ouro Verde, ambas em Curitiba. Em 1960, fundamos com Chateaubriand a Rádio Televisão Paraná, em Curitiba e em 1963, inauguramos a TV Coroados de Londrina. Essas emissoras existem até hoje mas em outras mãos.

Fui professor do curso de jornalismo da Universidade Federal do Paraná e Diretor da Paraná Cia. de Seguros Germano-Brasileira, dos grupos Bamerindus e Colonia-Nordstern. Fui bolsista dos governos dos Estados Unidos e da Alemanha nas áreas de comunicação social. Atualmente sou Consultor Jurídico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

Meu pai era descendente de alemães e luxemburgueses e minha mãe de franceses e italianos. Meu avô paterno era o maestro Augusto Stresser, músico e compositor que produziu a ópera Sidéria, genuinamente paranaense em parceria com o poeta Jayme Balão, autor do libreto. Minha avó materna, Giovana Trevisan Sanson nasceu no Vêneto, Itália, de onde veio com cinco anos de idade.

Meu filho Ronald Sanson Stresser Júnior, 26, é assessor de informática na ONU (Projeto das Nações Unidas para o Desenvolvimento Urbano - PNUD), junto ao Governo do Estado e minha filha, Maria Augusta Labatut Stresser (Guta Stresser), 24, é atriz no Rio de...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
O som dos apitos dos trens
Vídeo Texto

Joslaine dos Santos Alves

O som dos apitos dos trens
Vídeo Texto
Quem manda aqui sou eu!
Vídeo Texto

Antonia Bezerra de Oliveira

Quem manda aqui sou eu!
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.