Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Nasci em Leme-SP (1968), mas fui criada em Mogi-Mirim-SP. Sou filha de Cecília Petermann, penúltima de oito filhos, fruto do segundo casamento de meu avô, Francisco José com minha avó, Nathália.

Francisco José Petermann (1881), nasceu na Colônia itajahy e Príncipe Dom Pedro (hoje Brusque) - SC. Filho dos imigrantes alemães Leopoldo Petermann (Neudorf - Baden -Württrmberg) e Maria Sophia Steiner (Mülheim am der Ruhr - Nordhein-Westfalen [antiga Prússia).

A família migrou para Araras e depois conchal, em SP, por volta de 1890/1896.

Meu avô e os demais, quando chegaram em Araras-SP, só sabiam falar em alemão, pois assim ele foi alfabetizado.

Francisco José Petermann foi carpinteiro, marceneiro e agricultor. Seus avós paternos, Franz Anton Petermann e Christina Jakobina Weitzel estão sepultados em Araras-SP e seus pais em Conchal-SP.

Apesar da infância difícil, com poucos recursos, fui criada com carinho por minha mãe Cecília e avó Nathália. Tive uma infância como a de toda a criança do interior: subia em árvores, comia frutos do pé, brincava com meus coleguinhas (usava-se mais a criatividade). Éramos felizes.

Tive bons amigos na adolescência: Cláudia e sua família, a turma do grupo de jovens Shalon, da Igreja Matriz de São José, e muitos outros, que embora não os enumere, não saem das minhas lembranças e do meu coração.

Após concluir o magistério, fui morar em Santos-SP, para fazer o curso de Pedagogia em Educação Especial (DM), na Faculdade do CARMO. Morei então com minha segunda mãe: Tia Madalena, irmã de minha mãe, casada com o tio Ramón Algel Garcia Lopez (espanhol, padeiro-engenheiro, e uma pessoa maravilhosa), pais da minha priminha Nathália.

Casei em 1991 com o Luiz Fernando Pietroluongo, Professor de Educação Física, e temos os filhos Erich, 13, e Vittorio, 09, nossa alegria de viver (se não tivessem nascido, teriam sido inventados).

Minha mãe vive conosco e é portadora da doença de Alzheimer...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
O som dos apitos dos trens
Vídeo Texto

Joslaine dos Santos Alves

O som dos apitos dos trens
Vídeo Texto
Quem manda aqui sou eu!
Vídeo Texto

Antonia Bezerra de Oliveira

Quem manda aqui sou eu!
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.