Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Mariazinha
Por: Museu da Pessoa, 5 de março de 2022

Minha festa da menina moça

Esta história contém:

Minha festa da menina moça

Vídeo

A minha primeira festa de menina moça, meu pai fez aqui, não sei se vocês sabem meu pai também era cantor, eu não aprendi a cantar com ele. Por que naquela época quando meu pai estava vivo, eu não me interessei em aprender a cantar com ele.... Como sabem meu pai era cantor. Além de cantar meu pai também tinha um Dom, pois ele sabia se uma mulher estava grávida né, além disso sabia se o filho estava atravessado ou normal. Papai sabia também se aquela mulher estava grávida de uma Menina ou de um menino.

Antigamente na festa de moqueado não tinha foguete, não tinha alimentação que tá sendo servido hoje em dia, antes era só carne de caça do Mato. Botava o Moqueado na panela e tinha que fazer também para comer na hora que eles estavam cantando. Mas hoje não, por que mudou, quando se fala em festa de menina moça já sabe, que vai ter que comprar bolacha, refrigerante, leite, carne, cebola, corante, Pimenta do reino e tudo ali, mas antigamente não era assim. Antes era só o xibeu de farinha mesmo e caças do Mato.

A minha experiência que foi a brincadeira da Menina moça não tinha foguete, não teve alimentação do branco. Ali era só o papai com os amigos dele que eram cantor também que ajudava ele e também tinha as cantoras que era a mamãe. Não tinha energia, acendia um fogo, um coivara de fogo assim no terreno pra acender cigarro né, a energia ali era só o fogo de cigarro feita com Tawari. Hoje em dia não fazem mais cigarro com o Tawari, mas o papai gostava de fumar no Tawari.

O que ficou mais marcado na minha lembrança foi as várias Caças, eles botavam mais era capelão, Cútia, não botavam paca que nem hoje em dia. Apenas eles matavam era essas Caças como o capelão, macaco e Porcão e Caititu quando topavam com eles, além dessas, não matavam mais outros tipos de caça como tá acontecendo agora em dia. Também matavam Urú, ela era a primeira a ser caçada e depois colocada no Girau, chamado...

Continuar leitura
Fechar

Mariazinha Guajajara

Dados da imagem Mariazinha Guajajara

Período:
12/08/2022

Local:
Brasil / Bom Jesus

Imagem de:
Mariazinha

História:
Minha festa da menina moça

Crédito:
Geclesio Vituriano Faustino Guajajara

Tipo:
Fotografia

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.