Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Patrícia Leuck
Por: Patrícia Leuck, 28 de dezembro de 2023

Minha avó materna , meu báu de memórias afetivas

Esta história contém:

Minha avó materna , meu báu de memórias afetivas

Minha avó materna , meu báu de memórias afetivas

Por Patricia Leuck

Há uma ligação muito especial entre a avó materna e os seus netos e isso não surpreende ninguém. Essa relação é muito importante na vida de uma criança por muitos motivos e isso não se deve apenas pelo aspecto emocional. Muitos netos podem não frequentar tanto a casa da avó, porém, mesmo assim, eles estão unidos para toda a vida.

Venho de uma família de mulheres fortes, independentes para sua época, parteiras e benzedeiras faziam parte desta linhagem e, aqui começa minha história. Maria Carolina de Oliveira, mulher de menos de um metro e meio de altura, franzina, uma pele e um cabelo preto reluzente para sua idade, filha de bugra benzedeira e parteira, lá de Vacaria, a qual herdou seus dons. Uma mulher a frente de seu tempo, mãe solteira, imaginem vocês naquela época, o que passou com sua família e a sociedade, com a decisão da gestação solo, mas apesar dos apesares, a família Oliveira permaneceu firme e acolheu a mais nova membro da família, minha mãe.

Muito tempo se passou, e as duas seguiam firmes e fortes enfrentando os preconceitos da época, e, mais uma vez a história vem se repetir, pois aos meus três meses de idade meus pais se separaram fazendo com que ficasse uma família apenas de três mulheres. Assim minha mãe teve que fazer o papel de “pãe”, trabalhando horas e horas a fio como telefonista em rede hoteleira em Gramado, e minha avó assumindo os afazeres da casa e minha educação. Esclarecendo aqui, que esta educação era baseada apenas no sim, nas minhas vontades. Sim, fui uma criança muito mimada por todos, mas principalmente por minha avó , aquela mulher franzininha, com cheirinho de “ alma de flores”, ela tinha o kit completo : sabonete, desodorante e talco , perfume esse guardado em minhas memórias afetivas, assim como outras tantas que irei contar a vocês.

Maria Carolina possuía solução para todos os problemas, tudo...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.