Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Minha autobiografia

Esta história contém:

Meu nome e Joana e vou começar contando sobre a minha infância. Minha infância foi muito boa, minha mãe e meu pai sempre batalharam muito para sustentar cinco pessoas; eu e meus quatro irmãos nunca passamos fome graças a deus. Nossos brinquedos a gente tinha que inventar, pois meus pais não tinham dinheiro para comprar.

Quando minha mãe ia trabalhar eu e meu irmão ficávamos com minha irmã mais velha. Me lembro muito do meu avô era ele que levava eu e meu irmão para o prézinho eu tinha cinco anos e meu irmão tinha quatro naquela época quando queríamos ficar em casa sempre dávamos um jeitinho.

O dia mais difícil da minha vida foi o dia que meu avô faleceu. Eu era muito pequena, mas só de pensar que nunca mais eu ia vê-lo, até hoje tem vez que me bate uma saudade.

Antigamente aqui no bairro no mês de junho aconteciam as tradicionais festas juninas, era muito legal, as pessoas faziam as festas nas ruas, as barracas onde vendiam as comidas típicas da época era nas casas das pessoas, tinham fogueiras enormes muitas brincadeiras e a tradicional quadrilha que era muito legal. Pena que tudo isso acabou, as pessoas não se divertem mais como antigamente, sinto muita falta das brincadeiras, de tudo. Se pudesse voltar atrás gostaria de reviver tudo de novo.

A minha adolescência esta sendo legal, estou me esforçando muito para ajudar meus pais para dar uma vida legal para eles e se deus quiser eu chego lá bom aqui esta um pedaço da minha vida espero que vocês gostem.

São Paulo, de Junho de 2007.

Joana Paula de Barbosa Lima – 7TA

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Minha autobiografia
Local de produção: Emef Brasílio Machado Neto
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
O som dos apitos dos trens
Vídeo Texto

Joslaine dos Santos Alves

O som dos apitos dos trens
Vídeo Texto
Quem manda aqui sou eu!
Vídeo Texto

Antonia Bezerra de Oliveira

Quem manda aqui sou eu!
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.