Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Eu e minha turma estamos fazendo um projeto sobre a alfabetização e como aprendemos a ler e escrever, a partir do texto que lemos, chamado "Las Palabras". A professora Melina solicitou que compartilhássemos aqui sobre a nossa história.

Meu despertar pelas letras foi algo que aconteceu muito cedo, aprendi praticamente sozinha com o apoio da minha mãe que, mesmo surpresa, viu que precisava me ajudar nesse quesito. Minha alfabetização foi fora do comum, tudo começou quando eu tinha 1 ano e 10 meses, já diferenciava as letras e, no elevador, perguntava para minha mãe: "S (subsolo) de sapo e P (portaria) de pato, mamãe?" e soletrava todas as placas na rua por onde passava. Segundo minha mãe, era a coisa mais fofa e cômica que ela já tinha visto.

Em menos de um ano, comecei a ter vontade de escrever e então, ajudava a fazer a lista de compras do supermercado junto à minha mãe. Logo depois, veraneando na praia, adorava escrever sozinha meu nome na areia e juntava sílabas, formando algumas palavras. Aos meus 4 aninhos já sabia ler e escrever, adorava livros.

Quando chegou a minha vez de entrar na 1ª serie do Ensino Fundamental, meus pais optaram por me matricular em uma escola bilíngue, onde haveria novidades para aprender, logo, não tornaria o meu ano de alfabetização monótono e chato, pois eu já sabia ler e escrever. Com o passar dos anos, fui aprimorando cada vez mais a minha escrita.

Palavras-chave: escola, alfabetização, educação

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
Construir pela fé
Vídeo Texto

Gertrud Maria Hemerberger (Irmã Brunildes)

Construir pela fé
Pensando o social fora da caixa
Texto
Ajudando a criar o futuro
Texto

Patrícia Liberali Stelata

Ajudando a criar o futuro
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.