Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Há uns quinze anos atrás, visitando uma igreja Adventista em Santo André, participei da conversa de um grupo de pastores e um deles ao tomar conhecimento de meu sobrenome disse ter conhecido, na Igreja Adventista de Santo Amaro uma pessoa que talvez fosse minha parente, de nome Ercília (de fato era minha prima e ocorreu com ela um fato que nunca tivemos uma explicação: jovem, ainda, com duas filhas lindas, suicidou-se, contrariando os princípios que recebera na religião que professava); depois revolvendo a memória me disse, existia, também, muitos anos antes, um senhor, que sempre carregava uma bíblia enorme, que tendo sobrenome Klein era mais conhecido como Pedro Cipó. Era o meu avô paterno.

Pedro Klein deve ter vindo da Alemanha ainda criança, junto a uma leva de imigrantes, cujo grupo foi instalado a muitos quilômetros adiante de Santo Amaro em um lugar que passaria a ser denominado "Colônia". Em um lugarejo próximo, Cipó veio a conhecer uma jovem de descendência índia de nome Vicência Alves tendo com ela consorciado-se dando origem ao tronco de minha família.

Tiveram vários filhos dos quais me lembro de Joaquina, que deveria ser a mais velha, Maria, que faleceu quando eu era ainda menino, Amâncio, Jacob, que era meu pai, José, que não cheguei a conhecer, e Paulo, que deveria ser o mais jovem.

Não cheguei a conhecer meu avô, mas pelas histórias que ouvi, era um devotado crente em Nosso Senhor Jesus Cristo, tendo incutido nos filhos os princípios bíblicos exarados da Palavra de Deus. Ele deve ter convertido-se em tenra idade e nunca abandonou a sua fé, sendo chamado para a glória do Filho de Deus.

Ainda bem próximo de seu falecimento, já com uma idade avançada, ainda carregava o sotaque alemão, fruto de sua convivência com os ancestrais cuja cultura haveria de ser deturpada pela miscigenação havida no contato com as civilizações locais, entre os quais o principal foi com minha avó Vicência que de origem indígena...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Texto

Adam Edward Drozdowicz

"Eu sou um sobrevivente, óbvio"
Eu gosto de desafiar aquilo que é impossível
Vídeo Texto
Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Um menino chamado Innocente
Texto

Celso Aparecido Innocente

Um menino chamado Innocente
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.