Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Justina deve ter vindo da África, não sei bem de que região, tendo sido vendida ao Ten. Cel. Adolpho Pinheiro. Ali teve os filhos Honorata que foi minha avó; Laura que nunca se casou, tendo curtido a vida inteira uma paixão pelo virtuoso do violão Américo Jacolmino "Canhoto" de quem guardava, em seu quarto, uma enorme fotografia emoldurada; Luiz que teve os filhos José, Didica e Nininha, só o primeiro tendo casado-se com uma jovem de nome Ismenia e teve quatro filhos: Rosa, Dijanira, Walfrides e a mais nova que não me recordo o nome; Querino, que seduziu uma jovem (Augusta) no dia do seu casamento e com ela fugiu, teve os filhos: João, Pedra, "Zico", Margarida, "Zela", Marina, Lourdes, Genézia, Josefa e Emidio; deveria existir mais uma irmã de minha avó que nunca aprendi o nome, mas tomei conhecimento de seus filhos que eram: Simíramis, que faleceu ainda jovem e que foi casada com um Funcionário da Prefeitura de São Paulo de nome José Vicente que sempre nos visitava por ocasião de finados (ele residia em São Paulo e havia constituído outra família) quando ia visitar o túmulo da ex-esposa. Era uma figura maravilhosa, chegava sempre dizendo que não ia parar muito tempo, mas o papo ia correndo e acabava indo embora somente à noite; o irmão de Simíramis era Euclávio, funcionário da justiça que morava próximo ao casarão, era casado com Teresa e teve os filhos: Arlete, Beraldo e Eunice e cujo sobrenome era Sene.

A uma dessas minhas primas, Margarida, devo o que sou hoje, pois se não fora ela talvez houvesse tomado um rumo diferente que nem sei até onde me levaria. Eu trabalhava na Casa de Móveis e havia um marceneiro que embora fosse uma boa pessoa levava uma vida irregular, era separado da família e o pior, era dado à bebida. Sempre íamos as casas dos fregueses da loja para fazer acertos nos móveis, e, no caminho ele sempre tomava umas e outras, e pagava para que eu o acompanhasse; enquanto ele tomava a cachaça pura, para mim...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Nutrindo responsabilidade social
Texto

Carlos Roberto Faccina

Nutrindo responsabilidade social
Comerciante de softwares
Vídeo Texto

Gerson Luiz Spiandorelli

Comerciante de softwares
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.