Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Peter Barbosa Machado
Por: Versosdesabado, 6 de abril de 2000

Mestre Piter Barbosa

Esta história contém:

Mestre Piter Peter Barbosa Machado nasceu em 10/08/1976 na cidade de Bonfinopolis-MG, filho de Geraldo Barbosa do Nascimento e Terezinha Pinto Machado. É o terceiro caçula entre seus 11 irmãos. Peter chegou a Brasília em 83. Desde seus sete anos reside na cidade do Gama – DF. Seu primeiro contato com a capoeira foi em 10 de agosto de 92, exatamente no dia de seu aniversário, no Galpão de Múltiplas Funções (hoje conhecido como galpalzinho). Lá conheceu o mestre Robertão. Desistiu de três batizados - de 92 a 94 - antes de receber a primeira graduação. Isso se deu por causa das brigas que aconteciam nas rodas. Em 94, conhece mestre Foca ( Eduardo Coelho Segóvia), quando trabalha em uma loja na Asa Sul. Mestre Foca lhe dá um grande incentivo quando lhe presenteia dois abadas, juntamente com uma camisa do grupo ABADA. A partir de então Peter dedica – se cada vez mais à capoeira. Em junho 95 Peter, recebe sua primeira graduação, a corda amarela. Um ano depois recebe a graduação laranja e verde na academia de lutas Evolução. Ao final do mesmo ano, no ginásio coberto do Gama, torna-se instrutor quando recebe a corda azul. Fato interessante que merece ser citado aqui foi a derrubada de Peter por um corda verde na sede do grupo. Logo mestre Robertão pediu para que melhorasse seu jogo, pois, segundo o referido mestre, ainda não estava bom. Peter perguntou se deveria respeitar somente cordas acima da dele. O mestre respondeu: “essas cordas são as mesmas dentro do jogo, o melhor derruba o outro e você Peter tem que ser assim”. Com as palavras do mestre Peter começou a aprimorar seu jogo e buscar conhecimento também em outras artes marciais. A partir de então melhorou 80% seu potencial marcial. Com o seu crescimento e dedicação, Peter ganhou do mestre, em 1997, um espaço para dar aulas: numa roda de apresentação na escola Classe 09 do Gama, Robertão falou que a partir daquele momento Peter seria o...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Cultura: Uma vacina da violência
Vídeo Texto

José Antônio Péres de Carvalho (Tião Carvalho)

Cultura: Uma vacina da violência
Capoeiras, mestres e tradições
Vídeo Texto

Marcos Antonio Gomes de Carvalho

Capoeiras, mestres e tradições
O mar foi sua escola, seu pai e sua cultura os mestres
Vídeo Texto
A alegria e os ensinamentos da pesca
Vídeo Texto

Romildo José dos Santos

A alegria e os ensinamentos da pesca
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.