Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Janete Gomes de Sá
Por: Museu da Pessoa, 23 de maio de 2016

Mercadão: o lugar do meu carinho

Esta história contém:

Mercadão: o lugar do meu carinho

Vídeo

A primeira vez que eu vim no Mercadão foi tão engraçado. Tinha uma vizinha que morava em um dos quartos no cortiço onde eu morava na Senador Queirós, e a filha dela chamava Magda e ela já estava trabalhando no Mercado. E no Mercado era outro horário, você entrava quatro horas da manhã e saía às seis da tarde, não era como agora, mudou muita coisa, hora de almoço, agora você tem hora de almoço, tem tudo, é diferente, não era assim. Você entrava três e meia, quatro horas da manhã e saía seis horas da tarde. E almoçava lá mesmo, almoçava e já ia trabalhar, não tinha aquelas coisas. Aí ela tinha começado a trabalhar lá. E passando no Mercado eu vi: “Ah, queria tanto trabalhar aí só para eu comer essa mortadela!” (risos). Aí andamos por ali, vi, tal, tudo. Ela falou: ‘Você não quer trabalhar?”, era na hora do almoço dela: “Você não quer trabalhar aqui comigo? Eu falo com o patrão”. Eu falei: “Ah, eu quero”. Aí ela falou: “Ele não está aí agora, mas depois eu falo pra ele”. Eu: “Tá bom”, aí eu vim embora, ela voltou lá pra dentro e ela falou mesmo pra ele, para eu trabalhar lá.

E eu tinha acabado de sair de uma padaria e o que dava pra comprar acho que era pra seis, porque tinha os filhos da minha madrasta, eu, meu pai e a mulher. Aí acho que tinha uns dez pães, um saco assim grande e um pacote de margarina, aquelas Claybom, era o que dava pra comprar.

Eu lembro que eu fui com ela, ali tinha três boxes de fatiados e os fatiados ficavam tudo expostos, só um vidro tampando na frente. Aí tinha uma mortadela, aquela mortadela com aquela fatia bem grande. Eu olhei praquela mortadela e falei: “Meu Deus, olha que delícia!Lá no Mercado. Aí eu fui lá pra falar com ele pra trabalhar. Ele perguntou se eu já tinha trabalhado, se eu sabia. Eu falei que não, mas que eu aprendia, que eu tentaria aprender, que eu tinha vontade. Ele falou:...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Vou perguntar para você o seu nome, local e data de nascimento.

R – Janete Gomes de Sá. Nasci em Ferraz de Vasconcelos em 18 de agosto de 1954.

P/1 – Ferraz de Vasconcelos é São Paulo, né?

R – É, município, né, São Paulo.

P/1 – E qual é o nome inteiro da sua mãe, onde ela nasceu e quando, você sabe?

R – A minha mãe, Francisca Gomes de Sá, é cearense.

P/1 – É?

R – É (risos).

P/1 – De que cidade ela é, você sabe?

R – Pecém o nome do lugar. Agora...

P/1 – Se não se lembrar do dia não tem problema.

R – Eu já não sei, ela é falecida. E o meu pai é da Paraíba, também não sei mais, porque os dois já são falecidos também.

P/1 – E a sua mãe nasceu em Pecém e ela fazia o quê?

R – Dona de casa. E o meu pai era mestre de obras. Aí eles casaram lá no Ceará e vieram pra cá.

P/1 – Entendi.

R – Minha irmã ainda nasceu lá. Aí veio pra cá, eles ficaram por aqui, depois eu nasci. Tenho mais um irmão, somos em três, tudo nascido aqui em São Paulo, só ela que nasceu lá, mas veio com um mês de vida pra cá.

P/1 – Qual o nome inteiro do seu pai?

R – José Mariano de Sá.

P/1 – José Mariano de Sá. Ele era mestre de obras, é isso?

R – É. Aqui em São Paulo.

P/1 – Mas ele já trabalhava lá como mestre de obras ou não?

R – Não. Ele não trabalhava como mestre de obras lá. Mas devia ser pedreiro, alguma coisa que foi aprendendo o serviço, né? Ele veio muito novinho pra cá.

P/1 – Eles não falaram muito como era lá não, pra você?

R – Não, algumas coisas só, muito pouca coisa.

P/1 – Eles falaram pra você como eles se conheceram?

R – Falaram. A minha mãe também era muito jovem quando eles se conheceram em uma viagem que ele fez da Paraíba pro Ceará a trabalho. Aí ele conheceu a minha mãe. A minha mãe era novinha, acho que devia ter 13 anos, coisa assim. Logo se casaram, meu avô tinha muita terra, tinha casa de farinha, tinha umas coisas lá,...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.