Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: FLAVIO BOVO
Por: FLAVIO BOVO,

Memórias do Colégio Iguassú

Esta história contém:

Estudei no Colégio Iguassú em Curitiba, escreve assim mesmo com dois "ss", isso nos anos 60. Ficava na Praça Rui Barbosa, quase em frente ao Colégio São José, (este ainda funciona no mesmo endereço, mantido por freiras. Tinha como mantenedora uma senhora, que a gente chamava de Dona Isabel. Essa pessoa era bonissima, pessoa com grande saber, com uma inteligência "impar", era adorada por muitos e odiada por alguns alunos bagunceiros. Lembro-me, quando havia àquela bagunça na sala de aula, os professores, falavam: "Vou chamar a Dona Isabel" e aí, ninguém queria enfrentar a Da. Isabel, ficavam mais calmos e o professor poderia dar continuidade na aula. No Colégio, a Da. Isabel, vivia, subindo e descendo as escadas, fazendo vistoria no colégio, se via um papel no chão, já chamava alguma servente para limpar e assim por diante. Os banheiros, sempre eram bem limpos, e sempre vistoriados por ela. As salas de aula, eram também limpas, o quadro negro, sempre em bom estado, apesar das carteiras ser velhas, mas também em bom estado. Era de fato um bom Colégio, a onde muitos Paranaenses e Curitibanos, concluíram o "ginásio" com muito orgulho. Era mantido, como diretores os Profs. Amazonas, Gastão, Elisabeth, Diana, Prof. Calazans (êste ninguem esquece do prof. de historia àquele moreno (hoje denominado afrodescendente), com a careca bem lustrada), o Prof. Calazans era o mestre da Matemática e outros que não lembro. O Colégio Iguassú, era o simbolo do Colégio Particular, com renome na Capital. Quase todo, ser vivo, que tem + de 60 anos, se morou em Curitiba ou não, deve ter cursado o ginásio no Colégio Iguassú, se não cursou, conhece alguém que tenha cursado.

Agora, no ano de 2014, sou amigo de alguns colegas que moram na cidade e quando nos encontramos é àquela festa, lembranças boas da adolescência. Naquela época, não existia nenhum tipo de "entorpecentes" a alegria da garotada era participar de festinhas de 15 anos de alguma...

Continuar leitura
Palavras-chave: festas, amigos, colégio, lembrança

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

“Com o tempo você vai se transformando no mais velho"
Vídeo Texto
Aprender sempre
Texto

Renato Gomes da Rocha

Aprender sempre
Precocemente adulta
Texto
A viagem transformadora
Texto

Raimundo de Oliveira

A viagem transformadora
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.