Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

MEMÓRIAS DA PROFESSORA MIRIAN

Esta história contém:

Sou a irmã mais velha de um grupo de seis irmãos, três meninos e três meninas, por isso tive muitas responsabilidades desde pequena com meus irmãos, porque meu pai saía para trabalhar cedo e minha mãe ficava no hospital com meu penúltimo irmão, na época, caçula que havia nascido adoentado.

Um dia muito triste que me lembro dessa época foi quando resolvemos, meus irmãos e eu, fazer uma fogueira na calçada, aproveitando um buraco de poste e meu irmão Fábio se queimou muito. Ele se recuperou, mas sofreu com as gozações escola, até que uma professora acabou com o problema dizendo que sua diferença era um charme especial.

Uma lembrança boa que trago na memória é do tempo em que ensinava amigos, vizinhos e pessoas da família em casa. Até o meu padeiro eu alfabetizei por isso passava vergonha na padaria porque ele me apresentava para todo mundo.

Outra lembrança boa é da minha época de estudante com as experiências e gincanas que fazíamos na escola. Também era divertido porque nossos pais acabaram participando das atividades.

Um delas foi a experiência com alguns ovos que meu grupo tinha que chocar em chocadeira artificial, em casa, mas a energia acabou e tivemos que usar um maçarico para aquecer os ovos, medindo a distância para não virarem “ovos fritos”. Para a tristeza de todos sobraram só três pintinhos de uma dúzia inteira, sem contar o nasceu, piou e morreu!

Outra atividade bacana foi a gincana em que nós tínhamos que levar um grilhão de escravos para a escola. Nosso grupo só conseguiu porque meu pai conhecia um homem que trabalhava no Pavilhão Vera Cruz, que era um estúdio cinematográfico.

Também gosto de lembrar meu antigo bairro, o Jordanópolis, lugar em que passei a adolescência e tive muitos amigos. Mas tive que ir embora, porque ia me casar e queria sair da casa dos meus pais.

Foi nessa época que me mudei para o Parque Selecta, pois as casas eram mais baratas devido ao bairro ser novo e não ter...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Tecendo as linhas das memórias Mura
Vídeo Texto
O silêncio que podia ser a cura do mundo
Vídeo Texto
Mais conforto, mais saúde
Vídeo Texto

Bruno Gonsaga Carvalho

Mais conforto, mais saúde
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.