Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Valter Lenzi
Por: Cynara Lenzi Veronezi , 2 de janeiro de 2024

Memórias com meu pai

Esta história contém:

Memórias com meu pai

Momentos com meu pai

Era uma manhã de um domingo qualquer, do ano. O sol chegava, com força e quente, em nossas faces.  Estávamos, eu, minha caçula e meu pai. Ele se sentara para descansar, após algumas voltas ao redor da piscina, coisa que fazia regularmente nos domingos possíveis de sua vida sempre agitada. E segundo ele, feliz daquele jeitinho.

Neste momento de seu descanso, eu aproveitei para citar um assunto que minha filha acabara de comentar que estava aprendendo na escola: Ditadura.

Ele, então, sempre sábio em seus conhecimentos, adquiridos ao longo de sua experiência jornalística e de vida, discorreu sobre o assunto de maneira simples, porém muito inteligente e trouxe-o para nossa cidade, como exemplo mais significativo de aprendizagem e entendimento da neta, que ouvia tudo, atenta e interessada. Ali, naquele momento, pudemos “viajar”, criando em nossas mentes imagens de um relato muito presente na vida dele.

Aquela manhã, ensolarada e cheia de vida, com trilha sonora de pássaros ao nosso redor, perfumes de flores no ar, ficou marcada em meu coração, e acredito que no da minha filha caçula, também.

Palavras foram ditas com tantos significados e importância que poderíamos ficar ali, por horas e horas, absorvendo um rico conteúdo, pois sabíamos o grande grau de conhecimento que este senhor carregava consigo. Conhecimento este que sempre admirei, nos meus anos de convivência com ele. Mas o senhor em questão, no auge de seus 80 anos, não tinha tanto tempo assim. Seus compromissos eram seguidos e cumpridos à risca, de segunda a segunda. Percebia-se naquele ser uma incansável ideia de pertencimento à vida em toda sua plenitude e beleza.

Assunto como a morte, para Seu Valter, era raro, apesar de enfrentar momentos e perdas difíceis durante sua vida. Nesse quesito ele se calava e ficava mudo, pois era um assunto muito difícil para ele lidar. As palavras não eram ditas, mas sim, sentidas!

E desde meus tempos de...

Continuar leitura
Palavras-chave: memórias, filha, pai, amordepai, amordefilha

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.