Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Maria Rute Damasco
Por: Angie Angelo da Silva, 26 de novembro de 2021

Maria Rute Damasco

Esta história contém:

Esta história começa em Escada, que é um município brasileiro do estado de Pernambuco situado na região Nordeste. Seu Luiz Francelino Damasco e Dona Maria Carmelita Damasco, tinham um grande desejo de ter uma filha e essa bênção divina chegou em 10 de agosto de 1954.Por serem muito religiosos, resolveram agraciar a criança com um nome bíblico .Nascia então, Maria Rute Damasco . “Com apenas 13 dias de nascida vim com meus pais morar em Ipojuca, primeiramente residir no engenho Sibiró do Mato, dos meus 13 dias de nascida até aos 5 anos de idade, com os meus 5 anos de idade, meus pais se mudaram para Rurópulis de Ipojuca.” Rute teve uma infância tranquila, brincava com suas bonecas de pano, de amarelinha e adorava jogar seis Marias com as crianças da rua e seus irmãos. Durante os seus relatos fala com carinho da importância do Natal em família e todos preparativos .”Íamos na mata buscar um tronco da árvore ,para então decorar .Todos se reuniam em família para ornamentar, esse símbolo Natalino. Na noite de natal ,as crianças faziam fila par esperar a hora da ceia e receber o seu presentinho. Era mágico!” Aos 13 anos de idade descobriu sua vocação, começou a ensinar catequese na igreja local e passou a dar aulas particulares para duas crianças , a procura foi tão grande que ela teve que abrir várias turmas e começar a dar aulas de reforço para a população , ela afirma que não escolheu esta profissão e sim foi escolhida .Neste momento, ela decide fazer Magistério e vai estudar na cidade de Olinda, próxima a capital pernambucana. Já formada ,Dona Rute volta para Rurópolis e passou a ser referência como educadora na comunidade, além de conciliadora e mediadora com crianças ,jovens e casais do local. Já adulta e casada ,resolve junto com a família comprar um terreno e construir sua casa no bairro São Miguel. Nesta época o prefeito Jaime Agostinho , arrendou alguns terrenos não produtivos da...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

A educação não escolhe idade
Texto
Pelos caminhos da Arte
Vídeo Texto

Maria Cecília de Camargo Aranha Lima

Pelos caminhos da Arte
Educação ambiental para despertar
Vídeo Texto

Ivone Amâncio Bezerra Carlos de Souza

Educação ambiental para despertar
Da roça aos computadores da favela
Vídeo Texto

Anísio Barbosa da Cunha

Da roça aos computadores da favela
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.