Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Ana Barbieri
Por: Ana Barbieri, 19 de setembro de 2025

Maria dos Pacotes

Esta história contém:

Maria dos Pacotes

Vídeo

em Jundiaí São Paulo em uma senhora que foi conhecida como Maria dos pacotes carregava embrulhos de jornal alguns que tinha ali era um roupas outros dizem que eram garrafas eu me lembro mesmo que ela bebia usava touca marrom e sapato marrom preta pele bronzeada olhos azuis enormes uma garrafa embaixo do braço então ela cheirava álcool e da rua e não toma banho quando ela era criança aos 16 anos foi largada no Altar chorou incomodando demais essa foi a primeira vez em que ela foi parar numa clínica ajudem a maria louca os especialistas devem saber o que fazer tomou o remédio Tratamento de Choque ajudem a maria louca eu imagino que o que podia ter nesses pacotes eram fotografias o véu Brincos que ela guardava aliança Será que ela era virgem esse homem Será que ele sabe o que aconteceu com ela será que ele sabe que essa pessoa essa criança que ele abandonou se tornou a Maria dos pacotes e as mães deviam para os filhos que se ele diz obedecer sem eles seriam entregues para a maioria dos pacotes eu frequentava a casa dela não tinha nenhuma criança lá então no meio de todas as que eu tinha uma vantagem eu era a única criança que sabia que se desobedecesse ser entregue para Maria dos pacotes frequentava a casa dela não tinha nenhuma criança lá no meio de todas as criança eu era a única que sabia que faleceu em 2009 numa clínica de repouso virou histórias em quadrinhos virou Exposições fotográficas virou livro virou peça de teatro quando ela chegava as crianças saíram correndo eu aprendi que ter a falta de educação então eu ficava parado para baixar a cabeça mas eu acho que isso ela nunca percebeu um dia eu queria um pouco de coragem foi falar com ela quando ela me ensinou a rezar o pelo sinal da Santa Cruz livrai-nos Deus nosso senhor dos nossos inimigos Eu lembro que ela gritava alto fino

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.