Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Maria da Glória Figueiredo Souza

Esta história contém:

P/1 Bom, pra começar, o seu nome completo, data e local de nascimento. R Eu sou Maria da Glória Figueiredo Souza. Eu nasci em Neves, perto de Belo Horizonte, Minas Gerais, em 24/11/1940. P/1 Qual é a sua atividade? R Olha, eu fiz Ciências Sociais na USP, em São Paulo, mas eu estava lá no Ministério da Fazenda e continuei trabalhando. Praticamente não exerci a profissão, assim, profissionalmente. Depois que eu me mudei pro Rio, aí eu fiz estilismo, escola de moda. E quando eu me apresentei no Ministério, aí que eu comecei a trabalhar como voluntária nessa área, que eu comecei a aplicar meus conhecimentos de sociologia em moda. Porque eu sou voluntária da Ação da Cidadania Contra a Miséria e Pela Vida, que é uma organização não-governamental que tem no Brasil todo e tinha como animador o Betinho, que na verdade é assim, meu irmão, o Betinho e o Henfil. E o Betinho era assim uma pessoa sensacional, do ponto de vista de que, pra ele, realmente, todo mundo era irmão dele. Então quando ele começou, ele esteve no exílio muito tempo, quando ele voltou, fundou o IBASE e depois da campanha pela ética na política, aí eles fizeram o Ação da Cidadania. O que é? É assim, é você fazer a sua parte. Por exemplo, no Rio deve ter umas 700 favelas mais ou menos, então tem mais ou menos 700 comitês. No início tinha nos bairros mais chiques, e tal, agora quase não tem, tem mais nas próprias comunidades. E a idéia qual é? Ele contava uma história que não é dele mas que ilustra bem, é assim: tinha um incêndio na floresta, então um beija-flor ia no rio e pegava uma gotinha e jogava, o elefante viu aquilo e falou: "Vem cá, você acha que você vai apagar o fogo?" Ele falou: "Não, eu tô fazendo a minha parte." Então a idéia é assim, é cada um fazer a sua parte, né? Aí eu sou do comitê do Flamengo, lá no Rio, e o que a gente faz? Perto da gente, a gente tenta ver como pode ajudar as pessoas. Não só no prédio, mas lá tem...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Maria da Glória Figueiredo Souza
Local de produção: Fórum Cultural Mundial, Anhembi, São Paulo-sp
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
O passado se revela
Vídeo Texto

Karina da Silva Scheyer

O passado se revela
A história não caminha como se pensa
Vídeo Texto
Dedicação em tudo o que fez
Vídeo Texto
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.