Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Maria Costa

Esta história contém:

A Maria que vou falar nasceu em 11 de julho de 1937 numa vila na zona rural de rio branco, ela perdeu o pai na infância e não demorou muito para sua mãe casar novamente, no lugar onde eles viviam viúvos não deviam passar muito tempo solteiros para os filhos terem sempre exemplos maternos e paternos em casa, em pouco tempo apresentaram-na outro viúvo e eles acabaram se casando. Sua mãe não queria que ela aprendesse a ler ou escrever pois para ela não era coisa de mulher direita mas seu padrasto ensinou ela mesmo assim, por volta de seus 10/11 anos, pois para ele a educação deveria ser dada a meninos e meninas sem distinção, ao completar 12 anos sua mãe achou que era hora dela se casar e seu primo disse estar interessado, falou estar apaixonado por ela e como queria que ela fosse sua esposa para a tia que prontamente o aceitou como genro, mas Maria não queria esse casamento e chorava muito por isso. Ela então bolou um plano para cancelar o casamento sem que sua mãe soubesse, pois tinha muito medo dela, ela então pediu ao seu irmão que conversasse com o noivo, cancelasse o casamento e explicasse a ele que ela não queria essa união, mas que ele não contasse a ninguém que isso veio dela muito menos a sua mãe pois tinha medo do que ela pudesse fazer, ele aceitou, desistiu do casamento, falou a tia que não queria mais casar com sua filha e se afastou, a mãe de Maria se enfureceu e disse ter certeza que foi culpa dela e deu o ultimato, o próximo homem que pedisse sua mão a ela seria seu marido, não importava quem fosse ou como fosse e disse a ela que se quisesse escolher o marido que procurasse logo, pois depois talvez não tivesse escolha. Ela ficou muito assustada e odiou a ideia ela não queria casar tão cedo e pior ainda com um homem que não conhecesse, tempos depois ela arrumou alguns pretendentes e um deles quis conhecer sua mãe, ela o enrolou o máximo que pode pois ela não queria casar pois era muito nova, mas quando ela tinha 14...

Continuar leitura
Palavras-chave: mariasquenosinspiram

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.