Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Maria Aparecida: Sua história Sua Vida

Esta história contém:

Maria Aparecida: Sua história Sua Vida

Vídeo

Há 62 anos, na pequena cidade de Santo Antônio de Pádua nasceu Maria Aparecida. Naquela época era normal que as mães tivessem seus bebês em casa mesmo, diferente de hoje, que a maioria das pessoas nasce em hospitais. Sendo assim, Cida nasceu em casa, com a ajuda de uma parteira.

Nesta mesma casa, uma moradia simples e de barro e bem ajeitadinha, pintada por dentro e por fora decorada por um jardim de flores lindas e perfumadas, ela brincava com seus irmãos e viveu uma infância muito boa ao lado de seus familiares.

Aparecida era uma menina tranquila e comportada. Preferia brincadeiras calmas, pois tinha pavor de se machucar. Gostava de bonecas, pular amarelinha e brincar de casinha.

Ao completar 8 anos, Maria Aparecida foi matriculada em uma escola. Mas seu primeiro dia de aula foi marcado por um terrível acidente, o qual se lembra até hoje com muita tristeza. O caminho para a escola era longo e perigoso, era preciso andar bastante e ter muito cuidado, pois nessa estrada passavam muitos veículos. Neste dia, Aparecida caminhava com duas amigas: Celinha e Ana Maria. Elas iam brincando e rindo quando de repente a Celinha e Ana começaram a brigar por causa de um tomate. Na briga, a Celinha acabou correndo para a pista sem perceber que um enorme caminhão carregado de leite se aproximava rapidamente. Sem tempo de desviar do caminhão, a menina acabou sendo atropelada e não resistiu aos ferimentos.

Com o passar do tempo, Aparecida foi se recuperando daquela tragédia e passou a ver a escola com mais alegria. Essa escola existe até hoje e era muito organizada. Exigia disciplina e muita limpeza dos alunos. Nos dias de chuva, Aparecida precisava colocar sacos plásticos nos pés para não sujar os sapatos, pois a diretora fiscalizava o uniforme. Essa diretora (que já se encontrou com Deus há muito tempo) era tão rígida, mas tão rígida, que obrigava os alunos a usar o lápis até quase acabar. Só ganhava um lápis novo quem mostrava o...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.