Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Manuella, 21 de maio de 2023

Maria Aparecida da Silva

Esta história contém:

Maria Aparecida da Silva

Minha bisavó, Maria Aparecida da Silva, nasceu em Franca-SP, aos oito dias do mês de setembro , no ano de 1932. Casou-se com Sidney Costa, ambos com 17 anos.

A primeira filha, ela teve aos 18 anos, Ivete Barsanulfo Costa, minha querida avó! Ela teve mais 4 filhos, sendo que o último aos 32 anos.

Minha avó Ivete me contou que minha bisa teve uma vida muito difícil,passaram muitas necessidades e sofria muito com o meu bisavô. Criou seus cinco filhos com muitas dificuldades, contava muito com a ajuda de alguns parentes, mas foi uma mãe corajosa e todos seus filhos cresceram e se tornaram boas pessoas.

Maria Aparecida ou Cidinha, como gosta de ser chamada, separou-se de seu marido depois de 32 anos de casada. Morou muito tempo em São Paulo-SP, com sua filha Iara Alice. Lá, o sol brilhou em sua vida, pois conheceu a felicidade. Paulo foi um grande amor em sua vida , uma pessoa que a amparou e proporcionou momentos inesquecíveis.

Cidinha morou também em Itajubá, onde já morava minha avó Ivete, ficou um tempo nessa cidade, mas decidiu-se por vender sua casa e comprar outra, em sua terra natal, onde reside até hoje.

Em Franca, minha bisavó foi feliz , era uma mulher muito ativa, fazia caminhadas, cuidava de sua casa e ainda adorava dançar.Mas, infelizmente nem tudo são flores nessa história, pois a doença Mal de Parkinson, se manifestou aos 79 anos .

Hoje, aos 90 anos , minha bisavó\"vive\"acamada, sem falar, sem andar , pois a doença evoluiu para esse quadro. É muito triste ver uma pessoa que teve uma vida tão ativa, nessa situação! Minha avó Ivete e minha tia Iara, moram com ela, dão toda a assistência de que ela precisa.

Minha mãe, Débora, me conta muito as lembranças que ela tem de sua avó. Mamãe me disse que ela era muito carinhosa , aquela avó que era presente em sua vida.Acredito, que a avó que minha mãe é hoje deve-se à experiência dela como neta.

Minha querida bisavó, deixo aqui registrado um pouquinha...

Continuar leitura
Fechar

Minha mãe e minha bisavó.

Dados da imagem Aniversário de 80 anos de minha bisavó.

Local:
Brasil / São Paulo / Franca

Imagem de:

História:
Maria Aparecida da Silva

Palavras-chave:
aniversário

Aniversário de 80 anos de minha bisavó.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.