IDENTIFICAÇÃO
Meu nome é Marcus Hyonai Nagagawa. Eu nasci em Botucatu, na cidade do interior de São Paulo, no dia 10 do 10 de 1977.
FORMAÇÃO
Eu sou formado em propaganda e marketing, com pós-graduação em administração, com especialização em administração do terceiro setor, além de outros cursos também.
INSTITUTO ETHOS
Primeiros contatos
O Instituto Ethos faz parte da minha vida há um bom tempo. Ele, na época da faculdade, 98, 99, quando eu comecei a preparar a minha monografia, o trabalho final da faculdade... Eu estava na ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing e a gente teve que fazer muitas pesquisas sobre terceiro setor, sustentabilidade. Naquela época, nem se chamava sustentabilidade; chamava responsabilidade social. E com essas pesquisas, a gente acabou conhecendo muita coisa do Instituto Ethos que também estava começando. A gente teve a oportunidade de conhecer algumas pessoas do Instituto Ethos, como a Patrícia Kanashiro, que ela comentou do prêmio Ethos pra estudantes, que ia ser lançado ainda. E a gente acabou pedindo pra participar da primeira, ou da segunda, conferência do Ethos de responsabilidade social. Esse foi o primeiro contato que eu tive junto com esses meus colegas que também faziam parte do trabalho. Muitos deles ainda continuam dentro da área do terceiro setor, ou dentro da área de responsabilidade social nas empresas.
Eu estive, não me lembro se na primeira ou segunda conferência. A gente veio assistir a uma palestra sobre marketing social e todo esse grande movimento que estava acontecendo, naquela época, de terceiro setor. E o Ethos liderando não só o terceiro setor como nas empresas, acabou trazendo uma visão pra mim que tinha um mercado que estava crescendo, que tinha uma área bacana que juntava muito dos meus valores tanto pessoais, quanto os estudos que eu estava tendo dentro da área profissional. Eu acabei gostando muito e impulsionou, com certeza. Foi um dos vetores que acabaram me...
Continuar leitura
IDENTIFICAÇÃO
Meu nome é Marcus Hyonai Nagagawa. Eu nasci em Botucatu, na cidade do interior de São Paulo, no dia 10 do 10 de 1977.
FORMAÇÃO
Eu sou formado em propaganda e marketing, com pós-graduação em administração, com especialização em administração do terceiro setor, além de outros cursos também.
INSTITUTO ETHOS
Primeiros contatos
O Instituto Ethos faz parte da minha vida há um bom tempo. Ele, na época da faculdade, 98, 99, quando eu comecei a preparar a minha monografia, o trabalho final da faculdade... Eu estava na ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing e a gente teve que fazer muitas pesquisas sobre terceiro setor, sustentabilidade. Naquela época, nem se chamava sustentabilidade; chamava responsabilidade social. E com essas pesquisas, a gente acabou conhecendo muita coisa do Instituto Ethos que também estava começando. A gente teve a oportunidade de conhecer algumas pessoas do Instituto Ethos, como a Patrícia Kanashiro, que ela comentou do prêmio Ethos pra estudantes, que ia ser lançado ainda. E a gente acabou pedindo pra participar da primeira, ou da segunda, conferência do Ethos de responsabilidade social. Esse foi o primeiro contato que eu tive junto com esses meus colegas que também faziam parte do trabalho. Muitos deles ainda continuam dentro da área do terceiro setor, ou dentro da área de responsabilidade social nas empresas.
Eu estive, não me lembro se na primeira ou segunda conferência. A gente veio assistir a uma palestra sobre marketing social e todo esse grande movimento que estava acontecendo, naquela época, de terceiro setor. E o Ethos liderando não só o terceiro setor como nas empresas, acabou trazendo uma visão pra mim que tinha um mercado que estava crescendo, que tinha uma área bacana que juntava muito dos meus valores tanto pessoais, quanto os estudos que eu estava tendo dentro da área profissional. Eu acabei gostando muito e impulsionou, com certeza. Foi um dos vetores que acabaram me direcionando para essa área de responsabilidade social e sustentabilidade que é a área que eu exerço hoje.
SUSTENTABILIDADE
Eu trabalho na Philips, na área de sustentabilidade onde a gente lida com as questões de responsabilidade social, investimento social privado, ou seja, os projetos sociais pras comunidades. Trabalhando também na área de responsabilidade ambiental, na eco-eficiência dentro da área de eco-designer, o eco-vision que é o nosso plano da área ambiental. Temos muito trabalho dentro da área de responsabilidade individual, que é um área que a Philips coloca mais de triple bottom line, que é trabalhar com os funcionários Philips, trabalhar na educação desses funcionários dentro da área de sustentabilidade, dentro do tema de voluntariado, dentro do tema de voto consciente, e também dentro da responsabilidade financeira junto a todos os códigos e normas que a Philips tem. Eu acabo ajudando a Flávia Moraes, que é a minha gerente geral, a diretora da América Latina. A gente acaba atendendo nessa interface não só com o Brasil como toda a América Latina, e leia-se, México, Argentina que são os países em que a gente trabalha mais forte com esses conceitos.
DESAFIOS
Acho que o trabalho do Ethos de mobilização foi muito forte, muito profundo onde muitas empresas acabaram aderindo junto ao Ethos, e ao movimento de mobilização. Acho que o próximo passo é um trabalho efetivamente de implantação de muitas políticas junto às empresas, junto ao governo; políticas que efetivamente caminhem e tenham resultados palpáveis pra dentro desse conceito de sustentabilidade. Que o Ethos, empresas e governo consigam conversar efetivamente e criar políticas públicas, projetos e ações que causem uma transformação mais ampliada; não só essa pontual que as empresas atualmente estão fazendo.
AVALIAÇÃO
Entrevista
Foi um prazer dar essa entrevista. Parabéns pro Ethos, parabéns ao Museu da Pessoa por esse trabalho.
Recolher