Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 27 de maio de 2003

Marcilio Pinheiro Rolemberg

Esta história contém:

Marcilio Pinheiro Rolemberg

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome completo é Marcilio Pinheiro Rolemberg. Nasci em Natal, em 29 de outubro de 1965. INGRESSO NA PETROBRAS Eu entrei em 1984. Achei interessante a forma como entrei na Petrobras. Terminei a escola técnica em 83, curso de mecânica. Aí passei, 6 meses, parado. Um dia resolvi ir à escola técnica ver se tinha algum estágio. Então percebi aquela turma ali no CIEE, que é o órgão que administra estágio para os recém-formados e pensei, “o que está havendo?” Ah, tem um concurso para a Petrobras”. Fiquei contente. Fui lá, perguntei, e meu nome e não estava na lista. “Por que meu nome não está na lista? Sempre tive as melhores notas”. Aí disseram: “foi um erro aqui do CIEE, mas vou colocar o seu nome na lista”. Fiquei decepcionado. Chegou um colega meu e disse: “olha, vou ceder meu lugar para você, porque eu não estou quite com o serviço militar”. Foi aí que eu entrei. Ele cedeu o lugar para mim. Não deu problema não. Conversei com o coordenador, “olha, o rapaz está cedendo o lugar para mim”. E ele disse: “Está tudo bem. Vai pegar seus documentos em casa”. Aí fui correndo, desesperado, para casa, voltei e pronto. Passei um mês estagiando e fui contratado, no dia 16 de agosto de 84. Entrei direto para a plataforma, como operador. Também, tem o exame interno lá. Eram 20 pessoas, passaram nove. O restante foi sendo contratado à medida do possível. Eu me encaixei nessa turma dos nove. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Em 84, entrei como auxiliar de produção. Trabalhei, até 88, na PUC-3, Plataforma de Ubarana 3, como operador. Depois trabalhei 8 anos embarcado. Quando foi em 92, eu já tinha casado, casei em 88, veio a minha primeira filha e senti a necessidade de estar mais em casa, mas foi quando comecei a embarcar. Fiquei assim meio angustiado, embarcava à força, não conseguia dormir direito. Foi quando vim para a...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.