Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 10 de dezembro de 2002

Marcelo Benites Ramuzia

Esta história contém:

Marcelo Benites Ramuzia

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Marcelo Benites Ramuzia, Eu nasci aqui em Campinas, em 14 de janeiro de 1963. INGRESSO NA PETROBRAS Prestei um concurso na Petrobras no final de 1986. Entrei como auxiliar de segurança interna, no dia 9 de março de 1987. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Quando entrei, a primeira coisa que aconteceu foi a invasão da refinaria por tropas do Exército. Ali que eu vi que não era um setor que eu deveria ficar muito tempo. Tanto que não fiquei. Eu prestei concurso interno e em 1990, fui para a operação. Passei pelo setor de craqueamento e fui para o setor de utilidades. Estou no setor de utilidades desde 1990. Atualmente estou na bacia de Campos. Estou embarcado na plataforma P-35 SINDICATO UNIFICADO DE SÃO PAULO - REGIONAL CAMPINAS Quando eu vim para o sindicato, em 1998, nós tínhamos feito a greve mais longa na refinaria, que foi de 32 dias. Em 1999 fui eleito para uma direção, e eu fui liberado, dirigente sindical liberado. GREVE DE 2001 O movimento mais forte desde 1995 foi a greve de outubro de 2001. Nós fizemos uma greve nacional de cinco dias. Porque desde 1995, apesar da vitória política, da resistência, nós não conseguimos nos reerguer para fazer um enfrentamento tão forte. 2001 foi um marco porque nós conseguimos parar toda a produção da bacia de Campos. Aqui nós conseguimos ocupar a refinaria e no final até controlar um pouco essa distribuição dos derivados. Então, foi uma relação muito tensa durante aqueles cinco dias. Com isso a gente conseguiu fazer uma boa greve. RELAÇÕES DE TRABALHO A relação Petrobras mudou durante o tempo. Quando eu entrei aqui, em 1987, diziam que já estava mudando. Em 1990, quando eu vou para operação, já percebo que há uma mudança das relações de trabalho, de tecnologia. A direção começa a implantar a competição individual entre os trabalhadores e não mais aquele trabalho coletivo, em que todos se sentiam responsáveis....

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.