Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Rosana Rodrigues de Lima, 16 de novembro de 2025

Marambaia, um rio que transborda em minhas memórias.

Esta história contém:

Marambaia, um rio que transborda em minhas memórias.

Vídeo

então eu chamo Rosana Rodrigues de Lima tem 58 anos moradora do bairro da Marambaia Marambaia Belém as crianças adolescente e criança de 12 de 10 anos em diante pescada junto com os adultos e no quintal de casa tinha por aqui tinha trair eu tinha o jejum de água também tinha muitas muitas matas porque a Mata da Marinha ficava quase em frente à minha casa e tem a Rua da Mata no bairro da Marambaia São Jorge Então essa árvore tinha muitas árvores sair do pé que vovó é a mãe tava no áudio dar nessa época não tinha as máquinas de bater açaí que a gente tomava açaí tirada do pé na hora ou de data na vovó Então essas memórias afetivas essas Memórias de Belém essas memórias que a gente tem que guardar e a natureza preservar porque se fosse mais preservada com suas concepções Igarapés Como estão as nascentes dos rios certamente nós teríamos um mundo melhor para os nossos netos bisnetos né que promove muita desordem no desequilíbrio Ecológico porque entope os bueiros as chuvas preservar o planeta o planeta terra que a gente quer viver nesta terra por mais tempo os meus netos essa história do bairro da Marambaia que vieram depois de mim é uma responsabilidade Nossa cuidar da nossa do nosso planeta e essa inversão que nós fizemos aqui nessa exposição foi sensacional sensacional a gente poder ouvir realmente o clamor da terra e a gente ter esse pertencimento de viver aqui nesse planeta ainda tão bonito e que não nasceu ainda Coisas extraordinárias Então vamos cuidar

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.