Facebook Informações Ir direto ao conteúdo

Manhã de Sábado com Dona Maria

Esta história contém:

Entrevistamos a Sra. Maria Aparecida Sávio Cunha, em uma manhã de sábado, fazia muito frio e o dia estava cinzento com um vento gelado que nos fez apreciar ainda mais o aconchego da biblioteca. A proximidade com a nossa convidada nos aqueceu, o azul da sua blusa parecia o céu em dia ensolarado. Seus cabelos branquinhos e seu olhar cheio de ternura nos encorajaram a chamá-la de vovó, assim como nosso grande amigo Thiago, voluntário da escola, de quem ela é avó de verdade. Estávamos todos ansiosos e queríamos saber do que ela brincava quando pequena, se as suas brincadeiras eram iguais as nossas. Vovó, emocionada, foi falando desse tempo já tão distante, onde o trabalho era mais importante, o tempo reservado para os brinquedos era pouco, por isso de um valor muito grande. Nesse período ela morava em Jaú, cidade do interior paulista. Saiu de lá para morar em Diadema no ABC, pertinho daqui. Só chegou à Vila São Pedro em 1987, ano da ocupação inicial. Foi morar na beira do córrego Saracantan que naquele tempo tinha “vida”, suas águas eram limpinhas e nela viviam peixes que, muitas vezes, serviram de “mistura” em dias de poucos alimentos. Ela conta que a vida dos primeiros moradores foi muito difícil, não existia rede de água e esgoto, nem eletricidade. Espantavam a escuridão da noite com a luz de velas e lampiões. Bebiam água de uma bica que ficava na subida do morro, lá mesmo tomavam banho. A roupa era lavada no córrego onde muitas mulheres se juntavam e nesse trabalho coletivo, enquanto lavavam as peças, ima conversando e se tornando amigas. Perguntamos o que acontecia quando alguém ficava doente, vovó disse que era uma luta, na Vila não tinha médico e nem farmácia, os doentes eram levados para o Jardim Farina ou para o Jardim Irajá, onde, também, iam para pegar condução para o trabalho. Em dias de chuva o sofrimento era maior, tinham que colocar saquinhos de supermercado nos pés para poder atravessar o lamaçal e...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Manhã de Sábado com Dona Maria
Local de produção: Bei Portal Do Saber - Emeb Profª Marineida Meneghe
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.