Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa,

Mário Sérgio Portela

Esta história contém:

P - Primeiro eu gostaria que o senhor se identificasse para gente dizendo seu nome, data e local de nascimento. R - Mário Sérgio Portela, eu sou paranaense de Londrina, no Brasil, nasci no dia 5 de março de 1954. P - Qual a sua atividade profissional? R - Eu sou professor titular do Departamento de Teologia e Ciência da Religião da PUC São Paulo, e sou também professor de pós-graduação em Educação Currículo na mesma universidade. P - Qual foi o motivo que levou o senhor a participar deste fórum? R - Eu recebi um convite extremamente positivo para participar como um dos dialogadores em torno da mesa Identidade Cultural e Religião. Isso permitiu também que eu pudesse assistir a outras situações, a outros momentos do evento, para que eu pudesse absorver maior conhecimento, para participação nesta reflexão no dia primeiro de julho sobre religião e identidade cultural. P - Dentre esse trabalhos que o senhor vem fazendo, senhor conhece alguma trabalho ligado a memória? R - Um dos trabalhos mais interessantes que eu já vi neste campo é realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, que no Brasil hoje tem um projeto, já nos últimos três anos, que busca pegar com os funcionários mais idosos, que hoje já deixaram a atividade deste tribunal, pegar com eles toda a memória daquilo que aconteceu no Brasil desde que primeiro, nós passamos a ter eleições com tribunais eleitorais, e segundo, aonde a memória deles alcança. Foi uma das situações mais emocionantes e ao mesmo tempo frutíferas que eu tive, foi acompanhar certa vez, há uns três anos, no norte da cidade de Brasília, no distrito federal, uma reunião com mais de 600 destes antigos, hoje já aposentados, funcionários do Tribunal Superior Eleitoral contatando um pouco da história e portanto da gênese deste tipo de atividade no nosso país. P - Esse projeto ainda está em atividade? R - Eu não tive mais noticia dele, mas eu suponho que sim, pela...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Mário Sérgio Portela
Local de produção: Fórum Cultural Mundial, Anhembi, São Paulo-sp
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Uma viagem no tempo
Texto

Mario Jorge Rosa de Noronha

Uma viagem no tempo
Meu Santos de 35
Vídeo Texto

Mário Pereira

Meu Santos de 35
As Vilas de Minha Vila Isabel
Texto

Antonio Ranauro Soares

As Vilas de Minha Vila Isabel
Negócio sério
Texto

Cicero Domingos Penha

Negócio sério
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.