Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Márcia Figueiredo
Por: Museu da Pessoa, 28 de março de 2007

Márcia Figueiredo

Esta história contém:

IDENTIFICAÇÃO

O meu nome completo é Marcia Helena Figueiredo Magnus Leite, mas meu nome de guerra desde que entrei para a Petrobras, há 22 anos, é Marcia Figueiredo. A minha data de nascimento é cinco de agosto de 1959, no Rio de Janeiro.

INGRESSO NA PETROBRAS

Eu tenho um tio que trabalhava na Braspetro, se chama Ronaldo Alves. Ele foi morar no Iraque, em Basrah. Na época, a família dele foi chamada pelo Jornal Nacional para falar sobre a guerra no Iraque. Eles fugiram, foram para um outro país, mas ele só falava sobre a Petrobras. Ele nos visitava e ficava na minha casa. Ele sempre trazia folhetos da história da Petrobras: o que é a Petrobras, o que a Petrobras tinha, o que ela representava para o país. Então eu lia, com nove, 10, 12 anos. E eu falava para ele: “Eu vou trabalhar na Petrobras, eu quero trabalhar na Petrobras, eu amo essa empresa pela sua história”. Isso com nove, 10 anos. E eu escrevia em cima no folheto: “Vou trabalhar na Petrobras, é o meu desejo, essa empresa é muito rica, valiosa”. Eu colocava vários adjetivos sobre a Petrobras. Então eu falo que ele tem grande importância na minha vida profissional, porque eu quis, coloquei na minha cabeça, fiz vestibular para a área de comunicação e quando me formei falei: “Eu vou entrar na Petrobras”. E entrei Eu acho que isso foi muito forte. Eu falo: “Ronaldo Alves, graças a você, eu estou dentro da Petrobras”. E graças a minha determinação, perseverança. Quando se deseja, a gente tem que continuar falando com o espelho, falando para tudo; isso é neuro-lingüístico, a gente fala e consegue. É determinação. Eu entrei na área de relações-públicas, porque a minha formação é em relações-públicas e jornalismo. Eu entrei primeiro na área de relações-públicas, fiquei pouco tempo e depois eu fui para a assessoria de imprensa – hoje é chamada de gerência de imprensa.

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

Na assessoria de imprensa, eu comecei a fazer o...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Projeto: Memória Petrobras Depoimento de Márcia Figueiredo Entrevistada por Laura Olivieri Rio de Janeiro, 28 de março de 2007. Realização Museu da Pessoa Entrevista TEINTER_14 Transcrito por: Maria Luiza Pereira Indexado por Laura Olivieri

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.