Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 1 de março de 2005

Mônica da Silva Paula

Esta história contém:

Mônica da Silva Paula

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Mônica da Silva Paula. Nasci em Duque de Caxias, no dia 16 de junho de 1975. FAMÍLIA Minha avó, por parte de pai, era dona de casa. Meu avô era pedreiro. Eles se chamavam Therezinha e Darilde. Não cheguei a conhecer bem os meus avós maternos, porque eles moravam em Minas Gerais. Não tive muito contato com eles. Sei que o meu avô era lavrador e minha avó era dona de casa. Minha mãe se chama Vicentina Helena da Silva Paula e trabalha como cozinheira. Meu pai se chama Jusen dos Santos de Paula. Acredito que esteja trabalhando como mecânico. INFÂNCIA Passei minha infância morando com minha mãe e meu pai, em Campos Elíseos, além dos meus seis irmãos, dos vizinhos, da comunidade, de todo mundo. Na escala dos seis filhos, sou a segunda. Vou fazer 30 anos e o mais novo está com 18 anos. BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA Campos Elíseos sempre teve um aspecto muito rural, apesar de se caracterizar como um pólo de indústrias, com a Reduc e outras firmas. Minha infância foi, na medida do possível, muito boa. Brincava muito, me divertia, tinha vários amigos. Brincava de tudo Outro dia, estava relembrando estas brincadeiras de infância com meu marido. Brincava de amarelinha, de pique-lata, de pique-lateiro, de pique-bandeira, de queimado. Nós subíamos em todos os morros de Campos Elíseos para brincar e descíamos sentadas num papelão, era muito bom Aquele morro todo gramadinho Até brincava com meus irmãos, com os mais próximos da minha idade, mas tinha muitos colegas na rua também. Brincava mais com os meninos. Soltava pipa, jogava bola. Não tem diferença entre pique-lata e pique-lateiro. Pique-lateiro é um tipo de pique-esconde, só que, ao invés de esconder o rosto no poste ou no muro do vizinho, colocávamos uma lata no meio da rua para ser o posto da pessoa que deve procurar. Se ela visse alguém, tinha que chutar esta lata ou quem chegássemos primeiro chutava a lata. É só uma...

Continuar leitura
Palavras-chave: petrobrás, trabalho

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Mônica da Silva Paula
Data: 1 de março de 2005
Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Com cara e coragem
Vídeo Texto

Rosa Maria Araújo Santos

Com cara e coragem
A desigualdade social sempre me deixou indignado
Vídeo Texto
Educação em construção
Texto

Marlene Neves Furlan Lozano

Educação em construção
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.