Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Luiz Cleber Alves Moreira

Esta história contém:

P/1 _ Boa tarde. Para começar eu queria que você dizesse o seu nome completo, data e local de nascimento. R _ Luiz Cleber Alves Moreira. Nasci em onze de abril de 1958 no Rio de Janeiro, bairro de Madureira. P/1 - Sempre viveu nesse bairro? R _ Eu cresci nesse bairro, Madureira até os meus vinte e dois anos. P/1 _ E com quem você vivia na sua infância? Seus pais. Avôs. R _ Com meus pais. P/1 _ Como é o nome do seu pai? R _ Alvino Alves Moreira. P/1 _ E o nome da sua mãe? R _ Floripes Lopes da Costa. P/1 _ Que atividade eles desenvolviam? O que eles faziam? R _ Meus pais? Feirantes. Minha mãe trabalhava na feira e o meu pai também. Depois o meu pai saiu e foi trabalhar como motorista de taxi. E mamãe continuou na feira. E trabalhava também como cabeleireira e manicure. P/1 _ Você de criança sempre teve contato com essa vida de feira? R _ Sempre. Minhas férias eram na feira. Sábado e domingo feira também. Para ajudar. Nós trabalhávamos com lousas. Panelas. Alumínios. Eu não tinha férias. Era sempre feira, feira, feira. Hoje até a gente evita falar em feira. P/1 _ Como era o dia a dia na feira? R _ Um agito total. Porque tinha que acordar às quatro da manhã e sair com bolsas e tudo. E chegar lá e desmontar aquilo tudo. Pecinha por pecinha. E eu como garoto trabalhava com uns bichos de vidro que tinha. Muito bonitos. Compridos e com a parte de canecas, xícaras, copos. Aquelas coisas mais leves. Então tinha que desembrulhar tudo. Papel de maçã e expor. Então quando terminava a feira guardar tudo aquilo. Embalar pecinha por peça. Mas era legal. Era bom. P/1 _ Que lembranças que você tem da sua casa de infância? Como ela era? R _ A lembrança que eu tenho é boa. É uma casa para os padrões da gente era legal. Era alugada. Então a gente nunca podia ficar só na mesma casa. Às vezes mudava e nós só paramos de pagar aluguel quando eu já estava trabalhando. Foi a minha primeira indenização. Que...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Luiz Cleber Alves Moreira
Local de produção: Brasilia-df
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.