Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Luiz Carlos da Silva
Por: Museu da Pessoa, 28 de maio de 2003

"A gente tinha uma empolgação muito grande"

Esta história contém:

"A gente tinha uma empolgação muito grande"

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Eu sou Luiz Carlos da Silva. Nasci em Monte Alegre, em 9 de junho de 1964. Monte Alegre é uma cidade aqui, do interior do Rio Grande do Norte, a 42km de Natal. INGRESSO NA PETROBRAS Fiz a Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte, curso de eletro-técnica. Em 83, fiz o concurso para Petrobras. Fizemos um curso de formação e nossa turma foi preparada, pela empresa, para operar o sistema de recuperação secundária, que a iniciava aqui, no Rio Grande do Norte. Antes, só existia uma experiência, em Capuí, no Ceará. Fomos a turma, que foi operar o primeiro gerador de vapor, no campo de Alto do Rodrigues. Então, nossa turma fez o curso, estagiamos. Em seguida, fomos morar em Açu, 210km daqui, eu e uma turma de dezoito companheiros. Lá, começamos a trabalhar, na empresa, e iniciamos a operação desse sistema, que no início proporcionou um aumento muito grande, na produção de petróleo, nos campos do Rio Grande do Norte. Hoje, é um projeto solidificado em toda a região, aqui. Conseguimos, através da injeção de vapor, aumentar e muito a produção de petróleo, no nosso Estado. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Entramos para trabalhar. Inicialmente, tivemos um tempo na produção propriamente dita, de óleo. Como operador de campo, trabalhava na parte de checagem, coleta e transferência de óleo. Em seguida, fomos para esse trabalho da operação, de geração de vapor. Aí, trabalhamos no campo de Alto do Rodrigues, campo de Estreito, onde tinham as unidades na época. Obviamente que nós conhecemos o campo de Alto do Rodrigues, como um todo. Nosso trabalho, naquela época, era ali, trabalhávamos conjuntamente com o pessoal da produção, mais especificamente, nesse área de geração e injeção de vapor. Lembro que, quando entramos na Petrobrás - todo mundo com 18 anos, 19 anos - tinha uma empolgação muito grande da empresa. Quando a turma vinha do trabalho, ainda, ficava tocando dentro do ônibus, cantando e...

Continuar leitura

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Entre homenagens e dedicações
Vídeo Texto

José Rodrigues do Nascimento

Entre homenagens e dedicações
Tem que dar um passo atrás para poder avançar dois.
Vídeo Texto
A Petrobras é indispensável
Vídeo Texto
Wilson Barbosa de Oliveira
Vídeo Texto

Wilson Barbosa de Oliveira

Wilson Barbosa de Oliveira
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.